RAFAEL MOTTA DEFENDE INVESTIMENTOS EM BIBLIOTECAS PARA MELHORAR EDUCAÇÃO NO BRASIL

Vice-presidente da Frente Parlamentar do Livro e da Leitura, o deputado federal Rafael Motta (PSB) defendeu nesta quinta-feira (27), durante a 15ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip 2017), a importância do investimento em bibliotecas como forma de democratizar o acesso ao livro e, consequentemente, incentivar a leitura no País. A defesa foi feita durante uma mesa de debates sobre a lei de Universalização das Bibliotecas, e contou com a presença, também, do presidente da Câmara Brasileiro do Livro, Luís Antônio Torelli, e de Volnei Canônica, do Centro de Leitura Quindim.

“Apoiar a incentivar a leitura é fundamental para melhorar a educação brasileira e, nesse ponto, as bibliotecas têm um papel muito importante, porque permitem o acesso fácil e democrático ao livro. Por isso, investir em ambientes como os da biblioteca em escolas é investir em educação e melhorar a aprendizagem dos nossos alunos”, afirmou o deputado federal Rafael Motta, que é também relator do Fundo Nacional Pró-Leitura na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.

Durante o pronunciamento, Rafael Motta também ressaltou a experiência no investimento em bibliotecas no Rio Grande do Norte, quem tem permitido que os jovens alunos da rede estadual de ensino tenham mais interesse na leitura. “Neste ano, visitamos a escola estadual Clara Camarão, que reformou recentemente sua biblioteca, criando um espaço acolhedor para a leitura e isso tem contribuir para melhorar os índices de aprendizagem”, afirmou o parlamentar, lembrando que o RN tem o maior percentual do Nordeste de bibliotecas nas escolas, contudo, ainda precisa investir mais nessa área.

“A lei de Universalização das Escolas é de 2010 prevê que até maio de 2020 todas as instituições de ensino deverão ter espaços para leitura. Por isso, é muito importante o investimento em bibliotecas não só para ficar dentro da lei, mas também para melhorar a educação do nosso país e caminhar na direção da construção de uma pátria de leitores”, afirmou Rafael Motta.
RAFAEL MOTTA DEFENDE INVESTIMENTOS EM BIBLIOTECAS PARA MELHORAR EDUCAÇÃO NO BRASIL RAFAEL MOTTA DEFENDE INVESTIMENTOS EM BIBLIOTECAS PARA MELHORAR EDUCAÇÃO NO BRASIL Reviewed by Erivan Justino on quinta-feira, julho 27, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...