STF FORMA MAIORIA PARA DERRUBAR LEI ESTADUAL QUE PROÍBE LINGUAGEM NEUTRA EM ESCOLAS



O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria de seis votos nesta quinta-feira (9) para derrubar uma lei estadual de Rondônia que proibiu o uso da chamada linguagem neutra nas escolas.

A ação em análise é contra a lei estadual de 2021 que proibiu a linguagem neutra na grade curricular e no material didático de instituições de ensino locais, públicas ou privadas, e em editais de concursos públicos.

A votação ocorre no ambiente virtual, em que os ministros inserem seus votos no sistema do STF, e vai até meia-noite desta sexta-feira (10).

O STF pode decidir proibir a lei, ou ainda, impedir que outras leis semelhantes sejam aprovadas em outros estados.

Até agora, votaram por considerar a lei inconstitucional o relator do caso, ministro Edson Fachin, acompanhado pelos ministros: Alexandre de Moraes, Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia, Dias Toffoli e Luís Roberto Barroso. Os demais ainda podem incluir os votos.

Até o final do julgamento, qualquer ministro pode pedir vista (mais tempo para análise) ou destaque, para que o caso seja enviado para debate no plenário físico da Corte.

Fonte: Portal Grande Ponto

STF FORMA MAIORIA PARA DERRUBAR LEI ESTADUAL QUE PROÍBE LINGUAGEM NEUTRA EM ESCOLAS STF FORMA MAIORIA PARA DERRUBAR LEI ESTADUAL QUE PROÍBE LINGUAGEM NEUTRA EM ESCOLAS Reviewed by Erivan Justino on sexta-feira, fevereiro 10, 2023 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...