OMS DESACONSELHA USO DO REMDESIVIR PARA TRATAMENTO CONTRA COVID-19

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) atualizou suas orientações contínuas sobre os medicamentos contra Covid-19 para desaconselhar o uso do antiviral remdesivir para tratar pacientes hospitalizados, independentemente da gravidade da doença.

De acordo com a atualização, publicada na revista médica BMJ na quinta-feira, as evidências atuais não sugerem que o remdesivir afete o risco de morte por Covid-19 ou necessidade de ventilação mecânica, entre outros resultados importantes.

A nova atualização da OMS ocorre cerca de um mês depois que a empresa Gilead Sciences, fabricante do remdesivir, anunciou que a Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora dos EUA, aprovou o remdesivir para o tratamento da infecções pelo novo coronavírus. A droga se tornou o primeiro tratamento para coronavírus a receber a aprovação do FDA.

"O remdesivir pode ter recebido a aprovação do FDA, mas não a recomendação da OMS por causa das pesquisas mais recentes - que inicialmente mostraram algum benefício contra a Covid-19, mas à medida que mais dados se acumulam, isso parece estar mudando", disse o Dr. Amesh Adalja, acadêmico sênior do Johns Hopkins Center para Segurança Sanitária, que não estava envolvido nas orientações da OMS.

"Vimos pessoas perceberem que o benefício do remdesivir é marginal, na melhor das hipóteses - e o único benefício que tínhamos anunciado era talvez ajuda as pessoas a melhoras mais rapidamente. Mas a base de evidências para isso é fraca, não é rígida e acho que é isso o que estamos vendo refletido na orientação da OMS. Apenas mais avaliação dos dados que estão por aí ”, disse Adalja à CNN na quinta-feira.

“O fato de ser um antiviral que mostrou algum benefício em certos testes - mas não em todos eles - foi o suficiente para levar as pessoas a querer usá-lo porque não tínhamos outras opções, mas acho que (o medicamento) provavelmente será suplantado em breve”. Adalja disse, acrescentando que a indicação de medicamentos pode mudar com o tempo.

A OMS reuniu um painel internacional de 24 especialistas e quatro sobreviventes da Covid-19 para revisar os dados e fazer recomendações. A recomendação contra remdesivir foi baseada em dados de quatro ensaios clínicos randomizados, incluindo 7.333 pessoas hospitalizadas com Covid-19.

“O painel concluiu que a maioria dos pacientes não prefere o tratamento intravenoso com remdesivir devido às evidências de baixa certeza”, escreveram pesquisadores de várias instituições ao redor do mundo na diretriz atualizada da OMS.

OMS DESACONSELHA USO DO REMDESIVIR PARA TRATAMENTO CONTRA COVID-19 OMS DESACONSELHA USO DO REMDESIVIR PARA TRATAMENTO CONTRA COVID-19 Reviewed by Erivan Justino on sexta-feira, novembro 20, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...