GOVERNO RECEBE APOIO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE PARA PARA REESTRUTURAÇÃO DO SUS


O Governo do Rio Grande do Norte receberá o apoio do Ministério da Saúde para o programa de reestruturação do SUS que está em sendo implementado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesap). O plano, que prevê a regionalização do atendimento e a formação de consórcios para implantação de policlínicas nas oito regionais de Saúde, foi apresentado nesta terça-feira, 19, ao ministro Luiz Henrique Mandetta pela governadora Fátima Bezerra e pro secretário da Sesap, Cipriano Vasconcelos Maia.

O ministro se comprometeu em garantir recursos para custear serviços que se encontram hoje sem financiamento federal e que são pagos pelo Governo do Estado. Estes repasses serão utilizados para incrementar o processo de cirurgias eletivas, leitos de UTI, parte dos serviços dos hospitais estaduais e parte do custeio dos municípios de Natal e Mossoró.
O RN já acumula mais de 23 mil pedidos de ultrassonografias, oito mil tomografias e 11 mil cirurgias eletivas. “Estamos tratando de vidas. É nossa obrigação mudar este quadro. Apenas com união, determinação e planejamento integrado, vamos conseguir solucionar essa crise”, disse Fátima.
A implantação do projeto conta com apoio da Federação dos Municípios (Femurn) e do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems). “O Governo do Estado tem a saúde como prioridade e como forma de desafogar os principais hospitais da rede pública busca a retomada do processo de regionalização e a implantação de consórcios envolvendo os entes Estado, União e municípios”, enfatizou Cipriano.
Participaram da audiência os senadores Jean-Paul Prates e Zenaide Maia; os deputados Natália Bonavides, Benes Leocádio, Rafael Motta, João Maia e Walter Alves; prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini; o presidente da Femurn, José Leonardo (Naldinho); o prefeito de Extremoz, João Oliveira; e a secretária de Saúde de Mossoró, Maria da Saudade.
GOVERNO RECEBE APOIO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE PARA PARA REESTRUTURAÇÃO DO SUS GOVERNO RECEBE APOIO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE PARA PARA REESTRUTURAÇÃO DO SUS Reviewed by Erivan Justino on quarta-feira, fevereiro 20, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...