AUTISMO: AUDIÊNCIA PÚBLICA E CAMPANHA DEBATEM TEMA NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Entender o ritmo de cada um é o convite que a Assembleia Legislativa lança, em tom de reflexão, para chamar a atenção do tratamento em crianças autistas e suas famílias, em sua nova campanha. O tema foi destaque nesta terça-feira (30), em audiência pública de propositura do presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB).

"É necessário discutir o atendimento às pessoas acometidas pelo autismo, o aumento no registro de casos e os esclarecimentos sobre o distúrbio. O atraso no diagnóstico prejudica o processo de aprendizagem e impede o desenvolvimento. Por isso, a importância de se começar o tratamento o mais cedo possível, que é o principal objetivo da campanha lançada por esta Assembleia Legislativa", disse Ezequiel.

Ao longo da sessão, depoimentos emocionados foram destaques. Nas narrativas, os pais expuseram o amor incondicional que as leva a buscar toda a ajuda de que podem precisar para o tratamento de seus filhos.


"A intervenção precoce ainda é a melhor coisa a ser feita. Tudo o que queremos é tratamento adequado para nossos filhos. O atraso no desenvolvimento, como ocorre com as crianças autistas, pode ser evitado se agirmos a tempo", destacou Helga Oliveira, mãe de Caio - protagonista da campanha.

Entre as dificuldades trazidas pelas famílias estão as deficiências existentes em todas as fases do tratamento, a começar pelo diagnóstico. Por ter graus diferentes e peculiaridades que lhe são próprias, o autismo costuma ser confundido ou simplesmente ignorado pelos profissionais de saúde.

Durante a audiência, o pai de Augusto, de cinco anos, relatou as dificuldades enfrentadas no tratamento do filho para o desenvolvimento da fala. O relato comoveu a fonoaudióloga da Assembleia, que se comprometeu a acompanhar o paciente e oferecer o tratamento adequado.

O autismo se manifesta em variações de acordo com a literatura médica e a nova campanha da Assembleia Legislativa se propõe a esclarecer sobre esses tipos, incentivando a intervenção precoce. Quanto mais cedo a intervenção, maior a probabilidade da criança ter um desenvolvimento mais saudável.

AUTISMO: AUDIÊNCIA PÚBLICA E CAMPANHA DEBATEM TEMA NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA AUTISMO: AUDIÊNCIA PÚBLICA E CAMPANHA DEBATEM TEMA NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA Reviewed by Erivan Justino on quarta-feira, outubro 31, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...