NOTÍCIA FALSA NO WHATSAPP PROMETE RECUPERAR FOTOS DO ORKUT


Uma corrente falsa que promete recuperar as fotos do “falecido” Orkut e publicá-las no Facebook começou a circular no WhatsApp na última sexta-feira (18). “O Orkut desbloqueou todos perfil antigo (sic), relembre seu passado no Link http://www.orkut2017.vai.la”, diz o texto.
Segundo o site TechTudo, ao acessar o link, a vítima é redirecionada para o site 149.56.234.161/kut, que tem o nome “Orkute Perfil Antigo” no topo da página.
Na página, o usuário deve dizer se tinha conta no Orkut, se postava fotos e se tem amigos que usavam a rede social. Independentemente das respostas, é solicitado que o usuário compartilhe o link com 10 amigos via WhatsApp. Após o compartilhamento, ele é direcionado para uma página que induz o registro a um canal do YouTube.
A empresa de segurança Kaspersky Lab, que detectou o golpe, explica que embora o antivírus do celular alerte para esse tipo de ameaça, não se trata de um malware, mas de um golpe comum. “O site [oferecido via link na mensagem] segue o mesmo esquema dos golpes disseminados via WhatsApp. Irá direcionar o tráfego para vários outros sites, dependendo do sistema operacional do visitante. Se for um celular Android, será oferecida a instalação de algum aplicativo, num sistema de afiliados onde o golpista ganha por instalação. Pode ainda ocorrer redirecionamento para sites de serviços premium, onde será necessário informar o número do celular [assinatura de serviço pago por SMS]”, disse Fabio Assolini, analista senior da empresa de segurança no Brasil.
A publicação lembra que para se proteger basta ficar mais atento e não acreditar em tudo o que recebe por mensagens no WhatsApp — incluindo as correntes. “O Orkut está morto e enterrado, o Google não tem planos de ressuscita-lo”, afirmou Assolini. Além disso, especialistas lembram da importância de ter um antivírus com a função antiphishing instalado no smartphone.
NOTÍCIA FALSA NO WHATSAPP PROMETE RECUPERAR FOTOS DO ORKUT NOTÍCIA FALSA NO WHATSAPP PROMETE RECUPERAR FOTOS DO ORKUT Reviewed by Erivan Justino on 23 agosto Rating: 5
Postar um comentário

Romário Bispo