EBSERH DISCUTE COM ENTIDADE MODELO DE ATENDIMENTO A AUTISTAS NOS HOSPITAIS DA REDE

Foto/Divulgação

Gestores das duas instituições se reuniram na sede da estatal nesta quinta-feira
Brasília (DF) – A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) recebeu, nesta quinta-feira, 17, a visita da gestora da Associação de Famílias para o Bem-estar e Tratamento da Pessoa com Autismo (Afeto), instituição sem fins lucrativos, composta por pais e parentes de pessoas com diagnóstico de autismo do Recife (PE), no intuito de construir uma parceria para implementar atendimento especializado na área de autismo nos hospitais da Rede Ebserh.

A presidente da Afeto, Maria Ângela Lira, foi recebida pelo presidente da estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), Kleber Morais, e pela coordenadora de Formação Profissional, Caroline Valero. As tratativas iniciais dispõem sobre projetos de capacitação de profissionais de saúde para oferecer assistência especializada aos autistas e familiares. “Abordamos a possibilidade de um mestrado profissionalizante com a linha de pesquisa centrada no autismo”, esclareceu Kleber Morais.
Além da possibilidade de capacitação, a Ebserh também iniciará um levantamento da atuação de profissionais da Rede Ebserh na área de autismo, com a expectativa de criar núcleos de atendimento multiprofissional com psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeuta ocupacional, psicólogo, dentre outros. “O nosso objetivo é de termos ambulatórios especializados em nossa rede para podermos desenvolver medidas para auxiliar no tratamento e na melhoria do quadro clínico do autista”, declarou o presidente.
No último dia 7, os gestores da Ebserh já haviam visitado a Afeto, em Pernambuco.
O que é autismo
Segundo definição da Afeto, autismo é composto por aspectos observáveis que indicam déficits na comunicação e na interação social, além de comportamentos repetitivos e áreas restritas de interesse. Essas características estão presentes antes dos três anos de idade, e atingem 0,6% da população, sendo quatro vezes mais comuns em meninos do que em meninas.
A noção de espectro do autismo sugere que as características do autismo variam de acordo com o desenvolvimento cognitivo. Assim, em um extremo existe os quadros de autismo associados à deficiência intelectual grave, sem o desenvolvimento da linguagem, com padrões repetitivos simples e bem marcados de comportamento e déficit importante na interação social.
Já no extremo oposto, são apresentados quadros de autismo, chamados de Síndrome de Asperger, sem deficiência intelectual, sem atraso significativo na linguagem, com interação social peculiar e bizarra, e sem movimentos repetitivos tão evidentes.
Acesse o site da Afeto.
Sobre a Ebserh
Estatal vinculada ao MEC, a Ebserh administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.
O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.
Por Coord. Com. Social - EBSERH
EBSERH DISCUTE COM ENTIDADE MODELO DE ATENDIMENTO A AUTISTAS NOS HOSPITAIS DA REDE EBSERH DISCUTE COM ENTIDADE MODELO DE ATENDIMENTO A AUTISTAS NOS HOSPITAIS DA REDE Reviewed by Erivan Justino on sexta-feira, agosto 18, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...