SENAI-RN ABRE 2.840 VAGAS EM CURSOS ON-LINE GRATUITOS DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL
O SENAI do Rio Grande do Norte abre, nesta quarta-feira (13), 2.840 vagas em cursos on-line gratuitos de qualificação profissional. As inscrições estarão disponíveis no site (https://www.rn.senai.br/oportunidades/) até alcançarem o total de participantes por área.
Serão oferecidas formações voltadas a diversos setores industriais e também para outras ocupações.
“Essa é uma rodada de cursos extremamente plural, com oportunidades nas áreas de administração, metalmecânica, de alimentos e bebidas, vestuário, telecomunicações e construção civil, ou seja, com diversos caminhos para que as pessoas possam se qualificar, requalificar e se preparar para o início da sua vida profissional”, diz o diretor regional do SENAI-RN, Rodrigo Mello.
As aulas serão 100% on-line – na modalidade Educação a Distância (EAD) – com início programado para 1º de setembro.
Veja a lista completa de vagas, por curso, no final do texto. Podem participar pessoas com no mínimo 18 anos e Ensino Fundamental completo.
A seleção será realizada por ordem de inscrição e mediante apresentação da documentação exigida no edital 010/2025, que está disponível na página https://www.rn.senai.br/publicacoes/.
Cada participante também precisa garantir acesso, por conta própria, a computador, tablet ou smartphone, com internet, para participar das aulas.
Oportunidades
As vagas envolvem formações com duração de 160 a 270 horas – o equivalente a um período de aproximadamente dois a três meses de estudos. A intenção é alcançar desde pessoas que querem se preparar para o primeiro emprego até aquelas que buscam um reposicionamento no mercado, ou, dependendo da área, abrir o próprio negócio.
Apesar de os cursos serem 100% on-line, no ato da inscrição é preciso selecionar o município do Rio Grande do Norte ao qual se deseja vincular a matrícula: Natal, Mossoró ou Santa Cruz. É possível escolher qualquer uma das três opções, independentemente do local de residência.
Para Natal, serão disponibilizadas vagas para cursos de Operador de Processamento de Frutas e Hortaliças, Operador de Processamento de Grãos e Cereais, Desenhista Técnico de Edificações, Desenhista Mecânico, Instalador e Reparador de Redes de Computadores, Eletricista Instalador Residencial, Traçador de Caldeiraria, Encanador Industrial, Instalador Hidráulico, Cabista de Sistemas de Telecomunicações e Instalador e Reparador de Fibras Ópticas.
Em Santa Cruz, há vagas para cursos de Instalador Hidráulico, Eletricista Instalador Residencial, Desenhista Técnico de Edificações, Assistente de Controle de Qualidade e Operador de Processamento de Frutas e Hortaliças.
Já em Mossoró, as oportunidades incluem formações como Almoxarife, Assistente de Controle de Qualidade, Controlador e Programador de Produção, Operador de Microcomputador, Assistente Administrativo, Assistente de Contabilidade, Desenhista Técnico de Edificações, Inspetor de Qualidade, Operador de Telemarketing e Instalador e Reparador de Redes de Computadores.
A expectativa, segundo o SENAI, é que a modalidade EAD ajude a ampliar o alcance da qualificação, já que nem todas as pessoas interessadas conseguem participar presencialmente em Mossoró, Natal ou Santa Cruz, onde a instituição tem unidades fixas, ou, estar nas unidades móveis que levam a educação profissional do SENAI aos vários municípios do estado.
A iniciativa faz parte do Programa de Gratuidade Regimental da instituição, voltado à formação profissional de pessoas de baixa renda. Só no primeiro semestre deste ano, 9.401 matrículas em cursos presenciais, semipresenciais e EAD foram realizadas no Rio Grande do Norte, de um total de 17.033 previstas para 2025 no estado.
SAIBA MAIS: Cursos EAD gratuitos do SENAI
Inscrições
Oportunidades disponíveis:
*Os editais dos processos seletivos, com todas as regras e detalhes das formações oferecidas, são publicados no site do SENAI-RN (www.rn.senai.br/publicacoes/).
*Na modalidade EAD (100% on-line), cada participante precisa garantir acesso, por conta própria, a computador, tablet ou smartphone – com internet – para participar das aulas.
Texto: Renata Moura
Nenhum comentário:
Seu comentário passará por uma avaliação...