CÃES E GATOS DE SANTA CRUZ COMEÇAM A SER VACINADOS CONTRA A RAIVA

A campanha de vacinação antirrábica em cães e gatos foi iniciada em Santa Cruz nesta segunda-feira (19 de agosto) e segue até o dia 28 de outubro, com o “Dia D” da campanha previsto para o dia 28 de setembro.

Com a dificuldade dos laboratórios autorizados pelo Governo Federal para produzir e abastecer todos os municípios brasileiros, a campanha antirrábica esse ano acontece de forma seletiva, em municípios que atendam a alguns critérios técnicos.  

O objetivo é imunizar casos de raiva animal, doença grave e incurável, em animais e em humanos, e que preocupa as autoridades em saúde.

Coordenada pela secretaria municipal de Saúde, através da Vigilância Ambiental, a campanha será desenvolvida utilizando a estratégia de vacinação “casa a casa”, com as equipes de vacinadores visitando todas as residências da zona urbana, além de várias comunidades rurais, seguindo o cronograma elaborado pela coordenação da campanha.

Segundo dados do Ministério da Saúde, o número de animas a serem vacinados em Santa Cruz é de 10.395 entre cães e gatos.

Mesmo com a meta sendo atingir o mínimo de 80% dos animas aptos a receber a vacina, o município de Santa Cruz tem alcançado cobertura total além do que é preconizado e a expectativa é novamente alcançar índices positivos.

Raiva
A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%. É causada pelo Vírus do gênero Lyssavirus, da família Rabhdoviridae.
A doença é transmitida ao homem pela saliva de animais infectados, principalmente por meio da mordedura, podendo ser transmitida também pela arranhadura e/ou lambedura desses animais.
Nos cães e gatos, a eliminação de vírus pela saliva ocorre de 2 a 5 dias antes do aparecimento dos sinais clínicos e persiste durante toda a evolução da doença (período de transmissibilidade). A morte do animal acontece, em média, entre 5 e 7 dias após a apresentação dos sintomas.
CÃES E GATOS DE SANTA CRUZ COMEÇAM A SER VACINADOS CONTRA A RAIVA CÃES E GATOS DE SANTA CRUZ COMEÇAM A SER VACINADOS CONTRA A RAIVA Reviewed by Erivan Justino on terça-feira, agosto 20, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...