PREFEITURA DE SANTA CRUZ E SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SAEM NA FRENTE COM CAPACITAÇÃO SOBRE A BNCC


A prefeitura municipal de Santa Cruz-RN, através da Secretaria Municipal de Educação-SEME, estão promovendo encontros pedagógicos com profissionais da rede municipal de educação para estudo da Base Nacional Comum Curricular-BNCC. No último dia 23/04 foi o pontapé inicial, e nesta segunda-feira(29) aconteceu o primeiro Encontro de Formação e Ação da Base Nacional Comum Curricular-BNCC, voltado para gestores e coordenadores escolares da rede municipal de ensino.

O objetivo é refletir de forma continuada sobre os percursos formativos dos educandos da rede municipal de ensino e ampliar o conhecimento dos educadores acerca das habilidades e  competências trazidas com a Base. São estudos que devem perdurar por todo o ano letivo de 2019, pois, a Base trás uma nova metodologia a ser aplicada nas escolas de ensino fundamental I e II e médio.

Após longa discussão em Roda de Conversa, foram formados grupos de estudos para trabalhar uma dinâmica cujo tema foi “FOFA”(F de Forças, O de oportunidades, F de fraquezas e A de ameaças), dinâmica esta, utilizada como instrumento de análise situacional na escola, identificando pontos fortes e fracos buscando métodos para torná-la(escola) mais eficiente. Outro objetivo foi elencar outros adjetivos/significados para essas 4 letras(FOFA) dentro de uma perspectiva pedagógica, trazendo para uma reflexão acerca das mudanças que estão chegando com a Base, para o ‘novo’ ensino-aprendizagem das  unidades de ensino em foco. O resultado foi de excelente.
No mesmo encontro também foi discutido pontos importantes sobre a 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa-2019, "Escrevendo o Futuro".

 

Entendendo a Base:
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagem essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a Base deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil.
A Base estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a Base soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
PREFEITURA DE SANTA CRUZ E SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SAEM NA FRENTE COM CAPACITAÇÃO SOBRE A BNCC PREFEITURA DE SANTA CRUZ E SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SAEM NA FRENTE COM CAPACITAÇÃO SOBRE A BNCC Reviewed by Francisco Erivan Justino on 29 abril Rating: 5

Nenhum comentário: