CASAS ABERTAS ABRIGAM MAIS FOCOS QUE AS FECHADAS, INDICA SAÚDE

A investigação e o combate de casos de arboviroses no bairro do Tirol, na zona Leste de Natal, passam pelas visitas de agentes de saúde por residências e estabelecimentos comerciais. O que acontece na região é que muitos desses locais estão fechados, impossibilitando o trabalho de prevenção.
No entanto, de acordo com Juliana Araújo, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde de Natal (DVS), a maior parte dos focos dos mosquitos no bairro foi encontrada em casas e comércios abertos. “A maioria era em residências em que residia alguém ou trabalhava alguém, como lava jato, canteiros de obra”, alertou.
Ela ainda acrescentou que é necessário que a população coopere com o trabalho da saúde pública. “Até que pontos vamos esperar que o serviço público faça a nossa parte?”, indagou em tom de apelo.
Vistoria
De acordo com Alessandre Medeiros, diretor do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Natal, o trabalho de vistoria em imóveis fechados possui três vertentes. A primeira é saber se o local está abandonado ou apenas fechado.
Em caso de abandono, as equipes tentam localizar o proprietário com a ajuda da vizinhança. Segundo ele, há casos “em que a própria população consegue a chave” para realizar o trabalho no local.
Na última situação, a equipe de vistoria aciona a Vigilância Sanitária, que busca o dono do imóvel e dá um prazo para que ele libere a entrada para os agentes.
Ambiente favorável ao vetor
Segundo Juliana Araújo, Natal possui algumas características que colaboram para o fortalecimento e crescimento dos mosquitos. “O vetor precisa de ambiente para crescimento. Temos vários fatores para isso. Em algumas áreas de Natal, o abastecimento de água é intermitente, não chega todos os dias e as pessoas precisam acumular. Tem áreas de mata. Também tem a questão do lixo inadequado”, pontuou.
Ela acrescentou que é preciso redobrar a atenção para evitar o surgimento de novos casos. “Se não tivermos o devido cuidado e controle das atividades que são critérios para esse aumento, pode haver o aumento na densidade”, finalizou.
CASAS ABERTAS ABRIGAM MAIS FOCOS QUE AS FECHADAS, INDICA SAÚDE CASAS ABERTAS ABRIGAM MAIS FOCOS QUE AS FECHADAS, INDICA SAÚDE Reviewed by Erivan Justino on sexta-feira, abril 05, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...