SANTA CRUZ: CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE APROVA MUDANÇA E PRÉDIO DA UPA PODERÁ SER UTILIZADO COMO CENTRO DE SAÚDE DA FAMÍLIA

Em reunião realizada na manhã desta segunda-feira (18), o Conselho Municipal de Saúde aprovou, por maioria de votos, a mudança de funcionamento do prédio da UPA de Santa Cruz.

Desde o ano passado, o município de Santa Cruz recebeu uma portaria do Ministério da Saúde informando que, nos municípios que tivessem prédios com finalidade para UPA, ele poderia ser utilizado para outra atividade, na área da saúde, pois não há mais recursos para equipar e os recursos são insuficientes para manter uma UPA nos quase 200 municípios brasileiros que tem a estrutura construída, mas sem utilização.

Com isso, a gestão municipal preparou um projeto, que vem sendo desenhado desde a gestão da ex-prefeita Fernanda Costa, para transformar o local em um espaço que possa ser utilizado para a população, abrindo a estrutura.

O prefeito Ivanildinho, em seu plano de governo, apresentou que o local seria transformado em um Centro de Saúde da Família, com três Equipes de Saúde da Família (ESF), com atendimentos de urgência dentro da atenção básica, preconizados pelo Ministério da Saúde. Para que a mudança fosse realizada, o primeiro passo era a apresentação e discussão no Conselho Municipal de Saúde.

A ação ocorreu na manhã desta segunda-feira (18) e por 6 votos favoráveis e 4 contrários, a proposta apresentada pela gestão municipal foi aprovada no órgão regulador.

Desde o início de sua gestão, o prefeito Ivanildinho tem se mostrado bastante preocupado em dar melhorias nas condições da atenção básica. O gestor visitou todas as Unidades Básicas de Saúde e está com planejamento para adequá-las e tentar melhorias com os profissionais para atendimento a população. O prefeito acredita ainda que o funcionamento do local na atenção básica dada uma maior quantidade no serviço ofertado a população.

Após aprovação no Conselho Municipal, Santa Cruz levará a proposta para o Conselho Estadual de Saúde e tem até o dia 31 de março para enviar a documentação com a mudança para que o Ministério da Saúde autorize a liberação do equipamento para ser utilizado para o novo serviço.
SANTA CRUZ: CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE APROVA MUDANÇA E PRÉDIO DA UPA PODERÁ SER UTILIZADO COMO CENTRO DE SAÚDE DA FAMÍLIA SANTA CRUZ: CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE APROVA MUDANÇA E PRÉDIO DA UPA PODERÁ SER UTILIZADO COMO CENTRO DE SAÚDE DA FAMÍLIA Reviewed by Erivan Justino on terça-feira, março 19, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...