VALE INFROMA MEDIDAS PARA CONTER REJEITOS DE BARRAGEM EM BRUMADINHO

A Vale informou nesta terça-feira, que estão em andamento as iniciativas para conter os rejeitos da barragem I da Mina de Córrego do Feijão, que rompeu dia 25 de janeiro.
As ações foram acordadas com a secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD), em 8 de fevereiro. Parte delas também consta das exigências apresentadas pela Procuradoria Geral do Estado e pelo Ministério Público de Minas Gerais no Termo de Compromisso Preliminar que está em negociação com a companhia.
Em nota, a Vale afirma que está realizando a limpeza do trecho 1, que vai da barragem até o Rio Paraopeba, onde será implantado um dique para retenção dos rejeitos mais grossos e pesados. Nesse trecho, também estão sendo retirados os rejeitos que bloquearam um trecho da Avenida Alberto Flores, que liga as localidades de Córrego do Feijão e Parque da Cachoeira, as duas mais atingidas.
Nessa área, será construída uma ponte metálica para garantir que os moradores tenham acesso mais rápido ao centro de Brumadinho e à Belo Horizonte. Com o rompimento da barragem, a viagem, que leva cerca de 20 minutos, passou a ser feita em cerca de 50 minutos, e a mineradora foi obrigada a colocar uma linha ônibus passando por dentro de sua unidade para reduzir o transtorno dos moradores.
A empresa também informou que está analisando medidas para melhorar a qualidade da água que deságua no rio Paraopebas vinda do córrego Ferro Carvão, o mais atingido pela lama. Entre essas medidas estaria a instalação de uma Estação de Tratamento de Água (ETA).
De acordo com a companhia, o monitoramento da água do Paraopebas indica que cinco barreiras (membranas) antiturbidez instaladas alcançam uma redução de 10% a 15% da turbidez da água do rio, afetado pela lama da barragem.
VALE INFROMA MEDIDAS PARA CONTER REJEITOS DE BARRAGEM EM BRUMADINHO VALE INFROMA MEDIDAS PARA CONTER REJEITOS DE BARRAGEM EM BRUMADINHO Reviewed by Erivan Justino on 20 fevereiro Rating: 5

Nenhum comentário:

Romário Bispo