FÁTIMA RETIRA PROJETO QUE MODIFICAVA PAGAMENTO DE AÇÕES PERDIDAS NA JUSTIÇA



A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, pediu nesta quinta-feira, 14, à Assembleia Legislativa a devolução do projeto de lei que ela mesmo havia encaminhado no início da semana que reduz o limite para expedição das chamadas Requisições de Pequeno Valor no Estado. A decisão ocorreu após crítica da seccional potiguar da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Ouvido pelo Agora RN, o secretário-chefe do Gabinete Civil, Raimundo Alves Júnior, confirmou a retirada do projeto. “O Governo pediu mais tempo para podermos fazer uma melhor discussão, inclusive com o Fórum dos Servidores e com os demais interessados”, declarou.
As Requisições de Pequeno Valor são ordens de pagamento de até 60 salários mínimos emitidas pelo Estado para entes que ganham ações na Justiça contra o Governo. O projeto enviado por Fátima reduz para 10 salários mínimos o limite para expedição das requisições. Acima deste valor, pagamentos de ações perdidas na Justiça entrariam na fila dos precatórios. A mensagem da governadora à Assembleia foi criticada porque as RPVs são pagas em até 90 dias, enquanto os precatórios levam até anos para serem depositados.
O presidente da OAB do Rio Grande do Norte, Aldo Medeiros, disse que, com esta medida, o Governo do Estado estaria castigando os servidores públicos mais humildes. “Esses servidores não são culpados pela crise financeira, e sim vítimas”, criticou o líder da entidade, que revelou ter recebido com surpresa a proposta vinda do Governo. “De início, pensamos tratar-se de um engano”.
De acordo com Aldo, diminuir o valor das RPVs seria um erro “absurdo” do Governo do Estado. “Essas Requisições de Pequeno Valor movimentam muitas ações em trâmite na Justiça, mas diminuir o valor delas é um absurdo, até porque, quando a ação visa a um valor acima de 60 salários mínimos, o pagamento é feito em precatórios, que por sinal demoram muito”, frisou.
O projeto de lei do Governo do Estado visava a restabelecer o normativo da Lei nº 8.428/03, que foi alterada pela lei nº 10.166/17 e que hoje é objeto de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), nº 5.706, cuja relatoria está com a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber. O Governo do Estado alegava querer viabilizar e dar regularidade e previsibilidade aos pagamentos de RPVs.
FÁTIMA RETIRA PROJETO QUE MODIFICAVA PAGAMENTO DE AÇÕES PERDIDAS NA JUSTIÇA FÁTIMA RETIRA PROJETO QUE MODIFICAVA PAGAMENTO DE AÇÕES PERDIDAS NA JUSTIÇA Reviewed by Erivan Justino on sexta-feira, fevereiro 15, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...