PRAZO PARA CONTESTAR COBRANÇA DE LUZ INDEVIDA É DE DEZ ANOS



Consumidores de todo o país têm até dez anos, a partir da data da fatura, para requisitar às distribuidoras de energia elétrica a devolução de valores que tenham sido cobrados a mais por erro das empresas. Uma liminar da Justiça Federal em São Paulo suspendeu o trecho de uma norma da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que reduziu para três anos o prazo prescricional para a devolução aos consumidores de valores cobrados indevidamente a maior pelas companhias.


A decisão reconhece a vigência do prazo de dez anos fixado pelo artigo 205 do Código Civil. A Aneel, por sua vez, não reconhecia a aplicação deste dispositivo legal. A regra que limitava o prazo em três anos era prevista no artigo 113, inciso II, da Resolução 414/2010 da agência, cujo teor a decisão judicial acaba de suspender.
A liminar foi expedida pela 19ª Vara Cível Federal de São Paulo, onde tramita a ação civil pública proposta pelo Ministério Público Federal. Com informações da Assessoria de Imprensa do MPF.
PRAZO PARA CONTESTAR COBRANÇA DE LUZ INDEVIDA É DE DEZ ANOS PRAZO PARA CONTESTAR COBRANÇA DE LUZ INDEVIDA É DE DEZ ANOS Reviewed by Erivan Justino on quarta-feira, dezembro 26, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...