MINISTÉRIO DA SAÚDE FAZ ALERTA PARA VACINAÇÃO EM PERÍODO DE FÉRIAS

Dia D de mobilização da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo.
O Ministério da Saúde faz um alerta aos viajantes neste fim de ano: manter a caderneta de vacinação atualizada é fundamental para ter uma viagem saudável e tranquila. Pelo menos 10 dias antes da viagem, o turista deve atualizar a caderneta de acordo com as orientações do Calendário Nacional de Vacinação. Segundo a pasta, viajantes devem dar atenção especial às vacinas contra sarampo, hepatites A e B, e a febre amarela.
A pasta disponilibiliza uma seção em seu site com informações, dicas e orientações sobre a saúde do viajante.
Uma das doenças de maior risco de transmissão no verão é a febre amarela, com registro em áreas com grande contingente populacional desde 2017. Atualmente, mais de 4 mil municípios são considerados áreas com recomendação de imunização. A vacina contra a febre amarela é ofertada gratuitamente no Calendário Nacional de Vacinação, e apenas uma dose é suficiente para a proteção por toda a vida.[link: ]
Outra vacina importante para quem for viajar é a contra o sarampo. Isso porque o Brasil enfrenta atualmente dois surtos da doença: no Amazonas, com 9.724 casos confirmados e, em Roraima, com 349. Também há registros de casos em São Paulo, no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, em Rondônia, Bahia, Pernambuco, no Pará, Distrito Federal e em Sergipe.
Outro alerta da pasta é direcionado aos turistas que necessitem de medicamentos de uso contínuo. O viajante não deve esquecer a prescrição médica e precisa levar a quantidade suficiente para o período em que estará fora de casa. Além disso, é importante esclarecer que o Ministério da Saúde recomenda o uso de repelentes como medida de proteção para quem não pode se vacinar, como as gestantes que não podem tomar a vacina contra a febre amarela.
MINISTÉRIO DA SAÚDE FAZ ALERTA PARA VACINAÇÃO EM PERÍODO DE FÉRIAS MINISTÉRIO DA SAÚDE FAZ ALERTA PARA VACINAÇÃO EM PERÍODO DE FÉRIAS Reviewed by Erivan Justino on segunda-feira, dezembro 17, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...