TODAS AS INSCRIÇÕES PARA O MAIS MÉDICOS FORAM PREENCHIDAS NO RN


As 139 vagas do programa Mais Médicos, deixadas pela saída dos médicos cubanos, no Rio Grande do Norte já foram preenchidas. O comunicado foi feito pelo Conselho Regional de Medicina (CREMERN) pela sua página em uma rede social. O estado tinha 142 médicos cubanos atuando na saúde básica em 67 municípios.
“O vínculo através através de bolsa com o programa Mais Médicos não é o ideal, mas é o que existe para interiorizar a assistência dos médicos brasileiros”, destacou a entidade. O Ministério da Saúde abriu edital de inscrições para 8.517 vagas em todo o país e prorrogou até o dia 7 de dezembro o prazo que terminaria amanhã (25).
As 139 vagas para o Rio Grande do Norte estão distribuídas em 65 cidades e são destinadas para profissionais brasileiros e estrangeiros que tenham registro no CRM do Brasil. O salário é de R$ 11.800,00. Os médicos devem iniciar as atividades nos municípios a partir de 3 de dezembro.
Os cubanos deixaram o programa após críticas do presidente eleito, Jair Bolsonaro, que avisou sobre a pretensão de mudar as regras do programa para Cuba. O governo cubano se sentiu ofendido e retirou todos os seus médicos do programa.
Criado em 2013, o Mais Médicos paga uma bolsa-formação a médicos para que eles atendam na atenção básica de regiões carentes. Médicos que se inscrevem individualmente ganham pouco mais de R$11 mil, já os cubanos recebiam menos, pois parte do dinheiro fica com o governo cubano, devido ao modelo de contratação. Os estrangeiros eram convocados porque as vagas para os municípios mais distantes e regiões mais carentes não eram preenchidas pelos brasileiros.
TODAS AS INSCRIÇÕES PARA O MAIS MÉDICOS FORAM PREENCHIDAS NO RN TODAS AS INSCRIÇÕES PARA O MAIS MÉDICOS FORAM PREENCHIDAS NO RN Reviewed by Erivan Justino on segunda-feira, novembro 26, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...