SANTA CRUZ COMPLETA 104 ANOS NESTA SEXTA(30), FERIADO MUNICIPAL

Santa Cruz/RN completa, nesta sexta-feira (30 de novembro), 104 anos de elevação de município para a categoria de cidade, isso aconteceu através da lei nº 372 de 30 de novembro de 1914, sancionada por Joaquim Ferreira Chaves. No aniversário da capital do Trairi é feriado municipal e muitos serviços não funcionarão, igualmente aos feriados estaduais e nacionais.

Nos últimos anos uma dúvida surgiu quanto a real data de aniversário da cidade e qual a diferença de aniversário para emancipação política. Estamos falando do “30 de novembro” e “11 de dezembro”.

Professor e historiador, Edgar Santos, pesquisou e encontrou a resposta. Segundo ele, no dia 30 de novembro de1914, Santa Cruz recebia o título honorífico de cidade. Anos antes, em 11 de dezembro 1876, a lei nº 777, sancionada por Dr. Antônio Passos de Miranda, desmembrou Santa Cruz/RN de São José de Mipibú/RN lhe dando autonomia administrativa, política e jurídica. Edgar Santos explicou que, por muitos anos, se comemorou, de forma equivocada, a emancipação política de Santa Cruz/RN.

São dois momentos distintos, porém, igualmente importantes para história da capital do Trairi. 104 anos de aniversário da cidade de Santa Cruz que serão comemorados nesta sexta-feira (30) e no próximo dia 11 dezembro, 142 anos de Emancipação Política.
 ________________________________________________________________________
*Pela primeira vez o aniversário de Santa Cruz será comemorado com tristeza, pois, nosso município passa por um momento político turbulento, por motivo de afastamento do cargo de importantes líderes que teem feito desse município exemplo de prosperidade para o Brasil. Isso é muito triste. Mas, confiamos na justiça e esperamos que prevaleça o bom-senso, para que nosso município não "pare" de crescer.
SANTA CRUZ COMPLETA 104 ANOS NESTA SEXTA(30), FERIADO MUNICIPAL SANTA CRUZ COMPLETA 104 ANOS NESTA SEXTA(30), FERIADO MUNICIPAL Reviewed by Erivan Justino on quinta-feira, novembro 29, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...