SANTA CRUZ COMPLETA 104 ANOS NA PRÓXIMA SEXTA-FEIRA (30 DE NOVEMBRO), FERIADO MUNICIPAL

SANTACRUZ-VISTAPARCIAL
Santa Cruz/RN completa, na próxima sexta-feira (30 de novembro), 104 anos de elevação de município para a categoria de cidade, isso aconteceu através da lei nº 372 de 30 de novembro de 1914, sancionada por Joaquim Ferreira Chaves. No aniversário da capital do Trairi é feriado municipal e muitos serviços não funcionarão, igualmente aos feriados estaduais e nacionais.
Nos últimos anos uma dúvida surgiu quanto a real data de aniversário da cidade e qual a diferença de aniversário para emancipação politica. Estamos falando do “30 de novembro” e “11 de dezembro”.
Professor e historiador, Edgar Santos, pesquisou e encontrou a resposta. Segundo ele, no dia 30 de novembro de1914, Santa Cruz recebia o título honorífico de cidade. Anos antes, em 11 de dezembro 1876, a lei nº 777, sancionada por Dr. Antônio Passos de Miranda, desmembrou Santa Cruz/RN de São José de Mipibú/RN lhe dando autonomia administrativa, política e jurídica. Edgar Santos explicou que, por muitos anos, se comemorou, de forma equivocada, a emancipação politica de Santa Cruz/RN.
São dois momentos distintos, porém, igualmente importantes para história da capital do Trairi. 104 anos de aniversário da cidade de Santa Cruz que serão comemorados nesta sexta-feira (30) e no próximo dia 11 dezembro, 142 anos de Emancipação Política.
SANTA CRUZ COMPLETA 104 ANOS NA PRÓXIMA SEXTA-FEIRA (30 DE NOVEMBRO), FERIADO MUNICIPAL  SANTA CRUZ COMPLETA 104 ANOS NA PRÓXIMA SEXTA-FEIRA (30 DE NOVEMBRO), FERIADO MUNICIPAL Reviewed by Erivan Justino on quinta-feira, novembro 29, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...