NOVA FASE DA LAVA APURA CORRUPÇÃO EM CONSTRUÇÃO DA SEDE DA PETROBRAS


A Operação Sem Fundos, 56ª fase da Lava Jato foi às ruas nesta sexta-feira, 23, para cumprir mandados judiciais. A Polícia Federal tenta prender 22 investigados. Esta fase serve para cumprir 68 mandados de busca e apreensão, 8 mandados de prisão preventiva e 14 mandados de prisão temporária, divididos nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia. O objetivo da operação é reprimir a prática de crimes de corrupção ativa e passiva, gestão fraudulenta de fundo de pensão, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
As investigações apontam que a execução da construção das edificações destinadas à instalação da nova sede da Petrobras em Salvador – assim como os contratos de gerenciamento da construção, de elaboração de projetos de arquitetura e de engenharia – foram superfaturados e direcionados para viabilizar o pagamento de vantagens indevidas para agentes públicos da Petrobras e dirigentes da Petros, além de terceiros com eles mancomunados.
“Tudo isso em prejuízo à estatal e ao fundo de pensão investidor, este mantido mediante patrocínio da própria Petrobras e das contribuições de seus empregados”, informou a PF
Segundo a Polícia Federal, o Fundo Petrobras de Seguraridade Social (Petros), mediante parceria com a estatal, investiu na execução da obra para alugar o prédio à Petrobrás por 30 anos. “Ocorre que, com o direcionamento da execução das obras à uma empresa ligada a outras duas grandes empreiteiras já conhecidas da Lava Jato, o valor da execução ficou bem acima do que deveria, assim como o valor de aluguel a ser pago também”, afirma a PF.
“Assim, os investigados direcionavam parte dos recursos obtidos desses valores a maior para pagamento das propinas, utilizando de artifícios para ocultar e dissimular a origem e destino desses montantes.”
As penas somadas podem chegar ao total de 50 anos de prisão e multa. O nome da operação refere-se à perda do fundo de pensão da Petrobras, assim como ao fato de os crimes investigados parecerem revelar um “saco sem fundos”.
Os presos serão levados à Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, onde permanecerão à disposição da Justiça.

NOVA FASE DA LAVA APURA CORRUPÇÃO EM CONSTRUÇÃO DA SEDE DA PETROBRAS NOVA FASE DA LAVA APURA CORRUPÇÃO EM CONSTRUÇÃO DA SEDE DA PETROBRAS Reviewed by Erivan Justino on sexta-feira, novembro 23, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...