GOVERNADORES ELEITOS E REELEITOS DO NORDESTE SE REÚNEM EM BRASÍLIA

Os governadores eleitos e reeleitos do Nordeste se reuniram em Brasília nesta quarta-feira (21), para tratar sobre as pautas prioritárias a serem apresentadas ao presidente eleito, Jair Bolsonaro. Os chefes do executivo elaboraram uma carta tratando sobre seis ações e fizeram um pedido de audiência com o Bolsonaro.
A governadora eleita pelo Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), participou do encontro, onde os governadores solicitaram a retomada urgente de obras federais no Nordeste, especialmente rodoviárias, de segurança hídrica e na área habitacional. Um destaque nesse setor é a conclusão das obras de integração do São Francisco, cujo calendário já foi adiado várias vezes, protelando a chegada das águas não somente ao Ceará e à Paraíba, mas ao Rio Grande do Norte – último estado que se beneficiará com as águas “Velho Chico”. “Trata-se de obra fundamental para o desenvolvimento do nordeste setentrional”, disse Fátima.
A segurança também foi um tema que recebeu destaque no encontro. Os governadores defenderam a celebração de um pacto nacional, coordenado pelo governo federal, visando o combate à criminalidade nos estados.
Outro ponto que preocupa os governadores diz respeito à liberação de recursos para reequilibrar o pacto federativo, já que a recessão econômica deteriorou os recursos dos Fundos de Participação de Estados e Municípios (FPE e FPM).
Também solicitaram o desbloqueio das operações de créditos dos estados para viabilização de investimentos e pagamentos de precatórios judiciais.
Está prevista para 12 de dezembro reunião do Fórum Nacional dos governadores eleitos com o presidente Jair Bolsonaro e o futuro ministro da Justiça, Sérgio Moro.
Além dos governadores, participaram da reunião o presidente do Senado, Eunício Oliveira, o suplente da senadora Fatima Bezerra, Jean-Paul Prates, e o senador Walter Pinheiro.

GOVERNADORES ELEITOS E REELEITOS DO NORDESTE SE REÚNEM EM BRASÍLIA GOVERNADORES ELEITOS E REELEITOS DO NORDESTE SE REÚNEM EM BRASÍLIA Reviewed by Erivan Justino on quinta-feira, novembro 22, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...