CRESCIMENTO DAS VENDAS PELA INTERNET REPRESENTA A SUSTENTABILIDADE DE MUITOS NEGÓCIOS


Em matéria publicada pelo portal Nexo eram exploradas as possíveis causas da crise das grandes livrarias brasileiras, como é o caso da Livraria Cultura e Saraiva. Os representantes da Saraiva declararam o fechamento das lojas físicas em prol do fortalecimento do setor e-commerce, aliás, o crescimento das vendas pela internet é uma das razões do fechamento de muitas lojas físicas.

De acordo com o 38º relatório apresentado pelo Ebit/Nielsen, foi mostrado que no primeiro semestre de 2018 houve um crescimento no e-commerce brasileiro de 12,1% em comparação a 2017, o que representa faturamento de R$23,6 bilhões.

consultor empresarial, Adriano Nodari, explica que no caso das livrarias, além da crise ser decorrente do brasileiro não cultivar o hábito de ler, também está na necessidade do aprimoramento de se pensar na experiência do cliente, que para ele, deve estar tanto no online quanto no físico:

“Essas duas alternativas (online e físico), representam para as pessoas algo único, essa separação entre vendas pela internet e no espaço físico está acabando. Essa nova geração já consegue assimilar os dois espaços no momento da compra. Há pessoas, por exemplo, que optam pela compra no site e retirada do produto na loja física e aquelas que vão à loja física e depois optam pela compra pela internet.”

O especialista destaca que analistas por muito tempo faziam previsões de que as lojas offline (físicas) iriam acabar, mas atualmente, o que se comprova é que as duas alternativas (online e física) se complementam, porque o que as pessoas querem é uma ótima experiência: “As pessoas querem liberdade para comprar de qualquer maneira”, acrescenta o consultor.

Todos os negócios devem investir nas vendas pela internet?

Nodari orienta que as empresas não necessariamente deverão investir nas vendas pela internet, mas precisarão se preocupar cada vez mais em oferecer aos clientes um site que corresponda às suas necessidades:

“Toda marca precisa focar em ter presença online e offline (física). Ter um site responsivo, que atenda todas as necessidades dos seus clientes, funciona para um negócio como um reforço de marca. Quem deseja investir nas vendas pela internet, precisa se aprofundar na busca das pessoas no meio virtual.”

Quais os principais benefícios das vendas pela internet em um negócio?

O mercado e-commerce no Brasil só tem crescido e quais as principais vantagens para o empreendedor que deseja investir nesse segmento?
  • O consumidor pode comprar de onde estiver (casa, trabalho, na fila do banco, no passeio de final de semana, etc.);
  • O custo operacional para o consumidor é menor e isso facilita para que os produtos sejam oferecidos por valores mais acessíveis aos clientes;
  • O poder de alcance é maior, sendo assim, é possível realizar vendas no país inteiro;

“Todo movimento do cliente é monitorado, sendo assim, o empreendedor consegue fazer um rastreamento de acordo com a procura dos clientes no site, assim, como realizar promoções”, explica o especialista.
E quais são os contras de investir nas vendas pela internet?

De acordo com Nodari, dentre os principais problemas que podem surgir no e-commerce, estão:
  • Falta de organização no site, com informações incorretas, grafia errada, valores de produtos incorretos, etc.;
  • Altas taxas de entrega: “Muitas pessoas resistem à compra online por conta da taxa de entrega ser alta ou de questões logísticas que muitas vezes envolvem a compra do produto e depois o desagradável e-mail de que aquele produto não consta mais no estoque”, ressalta Nodari;
  • Problemas de segurança em sites de compra têm se tornado cada vez menores, mas é sempre bom se atentar à proteção dos dados pessoais e bancários dos clientes;
  • Atrasos na entrega estão entre as principais reclamações de más experiências nas compras pela internet.

“O ideal é investir no marketing inteligente e se o empreendedor puder investir em uma área de TI para cuidar dos dados dos consumidores e automação da loja virtual, melhor. É muito importante focar na entrega daquilo que realmente foi comprado. Quem quer investir no e-commerce precisa prezar pela organização e planejamento, já que a concorrência nesse cenário é gigantesca”, orienta o especialista.
CRESCIMENTO DAS VENDAS PELA INTERNET REPRESENTA A SUSTENTABILIDADE DE MUITOS NEGÓCIOS CRESCIMENTO DAS VENDAS PELA INTERNET REPRESENTA A SUSTENTABILIDADE DE MUITOS NEGÓCIOS Reviewed by Erivan Justino on terça-feira, novembro 13, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...