PINTADO COM SUÁSTICAS NO CORPO, GRUPO FAZ INTERVENÇÃO ARTÍSTICA NA UFRN


Um grupo de estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) chamou a atenção de quem passava pelo campus da instituição em Natal, na tarde desta sexta-feira (19), ao promover uma intervenção artística contra movimentos neonazistas.

Pintados de branco, com suásticas nazistas desenhadas no corpo, os manifestantes caminharam pela universidade e pararam às margens da Avenida Salgado Filho, uma das mais movimentadas da cidade, onde tiveram a tinta removida da pele com um banho de ervas.

“A proposta é criar uma imagem simbólica de limpeza da violência ideológica e da intolerância política, além de provocar um estranhamento poético contra o crescimento do neonazismo em todo planeta”, comenta Marcos Bulhões, professor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP).

A atividade "Banho de Descarrêgo", coordenada pelos professores da USP, Marcelo Denny e Marcos Bulhões, aconteceu dentro da programação do Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas (Abrace) e faz parte dos projetos de pesquisa do Laboratório de Práticas Performativas da Universidade de São Paulo (USP).
De acordo com os organizadores, o ato não tem nenhum vínculo partidário e contou, exclusivamente, com a participação voluntária de congressistas da Abrace, que reuniu estudantes, pesquisadores e artistas de todo o país.

Informações do G1 RN


PINTADO COM SUÁSTICAS NO CORPO, GRUPO FAZ INTERVENÇÃO ARTÍSTICA NA UFRN PINTADO COM SUÁSTICAS NO CORPO, GRUPO FAZ INTERVENÇÃO ARTÍSTICA NA UFRN Reviewed by Erivan Justino on segunda-feira, outubro 22, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...