MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL PROMOVE REUNIÃO PREPARATÓRIA PARA SEGUNDO TURNO

Evento ocorreu na sede da Procuradoria Geral de Justiça e serviu para definir linhas de atuação


Procuradores e promotores eleitorais de todo o Rio Grande do Norte participaram nesta segunda-feira (22) da Reunião Preparatória para o Segundo Turno das Eleições, promovida pelo Ministério Público Eleitoral. Os participantes discutiram a respeito de estratégias que possam ser adotadas neste segundo turno, inclusive levando em conta os acertos e as dificuldades enfrentadas no último dia 7, quando do primeiro turno. O encontro ocorreu na sede da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), em Natal, e foi transmitido para diversas cidades do interior por meio de videoconferência.

A procuradora regional eleitoral, Cibele Benevides, elogiou a atuação dos promotores eleitorais, destacando o trabalho feito em 7 de outubro, como nas buscas realizadas quando da suspeita de crimes eleitorais – que resultaram em prisões e apreensão de material- , bem como o repasse das informações que subsidiaram as representações contra os chamados “voos da madrugada” (o despejo de santinhos de candidatos nas proximidades dos locais de votação).

Ela também ressaltou a parceria com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MPRN, que somente foi possível graças ao apoio da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ). A procuradora considerou essa parceria um marco da atual eleição: “O Gaeco, com toda sua expertise e tratando as eleições de fato como uma grande operação, a Operação Sufrágio, conseguiu fazer com que nós tivéssemos êxito em prisões, buscas e apreensões, investigação de compra de voto e de boca de urna”.

Cibele Benevides reforçou a segurança do sistema de votação utilizado no Brasil. Ela entende que é necessário os integrantes do MP Eleitoral defenderem a legitimidade dos votos e contestarem as fake news que colocam em dúvida a lisura do processo eleitoral: “Todas as perícias realizadas confirmam a segurança das urnas”.

Procurador eleitoral auxiliar, Victor Mariz reforçou a preocupação: “Não existe ataque maior à democracia do que duvidar que o resultado entregue pelas urnas não corresponde àquele voto depositado pelo cidadão”. Ele destacou o trabalho realizado pelos promotores e pela Procuradoria Regional Eleitoral e considerou que uma das maiores preocupação da Justiça e do MP Eleitoral são os questionamentos - “maldosos e impulsionados por fake news - a respeito da integridade do sistema de urnas eletrônicas.

O coordenador do Gaeco, Fausto Faustino, também falou aos promotores sobre as expectativas para o segundo turno e, ao final das palestras, todos puderam tirar dúvidas e trocar informações sobre as boas práticas adotadas durante o dia 7 de outubro.
MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL PROMOVE REUNIÃO PREPARATÓRIA PARA SEGUNDO TURNO MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL PROMOVE REUNIÃO PREPARATÓRIA PARA SEGUNDO TURNO Reviewed by Erivan Justino on terça-feira, outubro 23, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...