PELA PRIMEIRA VEZ, FIFA EXCLUI LIONEL MESSI DO PRÊMIO DE MELHOR DO MUNDO


O eterno debate entre Lionel Messi e Cristiano Ronaldo pode nunca ter mais uma resposta. Depois de 10 anos de um domínio completo da dupla na disputa pelo título do melhor jogador do mundo, o troféu da Fifa ameaça finalmente mudar de dono. Nesta segunda-feira,3, a entidade anunciou os três finalistas para a premiação The Best, o novo nome do título distribuído ao melhor do mundo.
De acordo com os resultados, a disputa pessoal entre o português e o argentino terminou. Concorrem ao prêmio o croata Luka Modric, do Real Madrid; o próprio Cristiano Ronaldo, hoje na Juventus, mas que estava no clube de Madri até junho passado; e o egípcio Mohamed Salah, do Liverpool.
Essa será a primeira vez em 11 anos que Messi fica de fora do pódio, apesar de ter sido o maior artilheiro da Europa na temporada 2017/2018 e de ter levado mais um título do Campeonato Espanhol. Ele vinha ocupando o palco desde 2007, quando ficou em segundo lugar em uma premiação que escolheu o brasileiro Kaká como o melhor do mundo. No total, ele ganhou o troféu em cinco ocasiões – recorde que compartilha com o português.
Neymar, que esperava fazer parte da lista, sequer foi selecionado para os 10 melhores do ano depois de uma Copa do Mundo repleta de polêmicas e sem jogar no Paris Saint-Germain na segunda metade da temporada europeia por contusão. O brasileiro Osvaldo Alvarez, o Vadão, ficou de fora dos finalistas entre os técnicos de equipes femininas.
A ameaça ao reinado de Messi e Cristiano Ronaldo já tinha mandado um alerta na semana passada. Ao escolher o melhor da Europa, a Uefa deu o prêmio para Modric, também escolhido como o melhor jogador da Copa do Mundo na Rússia.
O prêmio enfureceu o português e seus assessores, que chegaram a chamar o resultado de “ridículo”. Neste final de semana, o croata foi homenageado no estádio Santiago Bernabéu, em Madri, enquanto a torcida do Real Madrid pedia que ele recebesse também o troféu da Fifa de melhor do mundo.
Na pontuação da Uefa já tinha ficado claro que a realidade dos últimos 10 anos poderia não mais sobreviver. Modric ficou com 90 pontos a mais que Cristiano Ronaldo. O terceiro lugar sequer foi para Messi e o pódio foi completo por Salah. O quarto lugar foi para o francês Antoine Griezmann, seguido só na quinta posição pelo astro argentino do Barcelona.
Mesmo na entidade máxima do futebol, Modric já passou a ser considerado como o favorito para o titulo da Fifa. Cristiano Ronaldo não escondia que esperava ficar com o título de 2018, o que lhe permitiria superar Lionel Messi e se consolidar como o melhor. Na avaliação de seus assessores, seu desempenho na Liga dos Campeões era a garantia de mais um troféu individual.
A obsessão pelo sexto troféu levou o português a avisar, ainda no ano passado, que estaria de volta em Londres em 2018 para comemorar a taça que significaria, na visão de muitos, um ponto final na disputa pessoal que ele travou contra Messi ao longo de uma década.
PUSKAS – Cristiano Ronaldo também concorre no titulo do gol mais bonito do ano – de bicicleta pelo Real Madrid contra a Juventus, em Turim, pelas quartas de final da Liga dos Campeões. Ele disputa o título contra outros nove gols. Um deles foi o feito pelo uruguaio Arrascaeta, do Cruzeiro, em um voleio no clássico contra o América-MG, pelo Campeonato Mineiro.
Entre as melhores jogadoras do mundo, a brasileira Marta consegue uma vez mais chegar à final e disputa o seu sétimo troféu. Mas concorre contra as favoritas Ada Hegerberg (norueguesa) e Dzsenifer Marozsán (alemã).
A Fifa também divulgou a lista dos treinadores que concorrem ao prêmio. Entre os homens estão o francês Zinedine Zidane, pela sua atuação ao levar o Real Madrid a mais um título da Liga dos Campeões. O outro concorrente é o treinador da Croácia, Zlatko Dalic, vice-campeão do mundo e que operou um milagre ao assumir o time na última hora. O terceiro concorrente é Didier Deschamps, campeão da Copa pela França.
No futebol feminino, os finalistas incluem Reynald Pedros (Lyon), Asako Takakura (seleção do Japão) e Sarina Wiegman (seleção da Holanda). Vadão, que concorria, ficou de fora.
A Fifa ainda tem um prêmio especial para o melhor goleiro do ano Os finalistas são Thibaut Courtois, da seleção da Bélgica, Hugo Lloris, capitão da França, e o dinamarquês Kasper Scheichel. Em 2017, Buffon ficou com o título.
Para o prêmio da melhor torcida do mundo concorrem os milhares de peruanos que foram à Rússia para ver a sua seleção depois de 32 anos em uma Copa do Mundo; o gesto de japoneses e senegaleses, que limparam os estádios depois de festejar; e a torcida solitária de um chileno. Os vencedores dos prêmios da Fifa serão conhecido em um evento em Londres, no próximo dia 24.
PELA PRIMEIRA VEZ, FIFA EXCLUI LIONEL MESSI DO PRÊMIO DE MELHOR DO MUNDO PELA PRIMEIRA VEZ, FIFA EXCLUI LIONEL MESSI DO PRÊMIO DE MELHOR DO MUNDO Reviewed by Erivan Justino on segunda-feira, setembro 03, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...