CARGA DAS URNAS ELETRÔNICOS TEM INÍCIO NESTA QUINTA-FEIRA NO RIO GRANDE DO NORTE


Faltando poucas semanas para as Eleições 2018 e após concluído o processo de registros de candidaturas, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) deu início nesta quinta-feira, 20, à alimentação das urnas eletrônicas para o pleito deste ano, que ocorre em 7 de outubro. Nessa primeira etapa, que está sendo realizada no Centro de Operações da Justiça Eleitoral (Coje), participam apenas as 1.465 urnas que serão utilizadas nas zonas eleitorais de Natal. A previsão é que esse processo na capital seja finalizado até esta sexta, 21.
As demais cidades do estado, incluindo a região metropolitana, realizarão a carga das urnas a partir da próxima terça-feira, 25, com a meta de que até a sexta-feira, 28, o processo seja concluído. No Rio Grande do Norte, um total de 8.043 urnas serão utilizadas no pleito, das quais 7.389 serão instaladas para votação, 67 serão utilizadas como Mesas Receptoras de Justificativas (MRJs) e 587 ficarão na situação de contingência.
Com esse procedimento de carga, os dados dos eleitores de cada seção e os candidatos que concorrem este ano passam a constar nas urnas. Para a votação no RN, serão 08 candidatos para o cargo de Governador, 15 para o cargo de Senador, 119 para Deputado Federal e 314 para Deputado Estadual.
O presidente do TRE-RN, Desembargador Glauber Rêgo, a Diretora Geral, Simone Mello, o Secretário de Tecnologia da Informação, Marcos Maia, demais servidores deste Regional Eleitoral e os Chefes de Cartório das zonas eleitorais estiveram presentes para prestigiar o início das atividades. Na ocasião, o presidente ressaltou a confiabilidade das urnas eletrônicas e a segurança do processo: “Todas as etapas de carga das urnas são realizadas com total segurança, não há razão para o eleitor desconfiar. A urna eletrônica tem sido referência para outros países e, aqui no Brasil, testes são realizados constantemente, a fim de garantir a segurança, transparência e agilidade do sistema”, afirmou.
Quanto aos testes que são realizados nas urnas antes do dia da votação, o Secretário de Tecnologia da Informação, Marcos Maia, explicou: “Após finalizado o processo de carga das urnas, três dias antes das eleições nós realizamos um teste de integridade para verificar se todas informações estão corretas, com o objetivo de diminuir o impacto de um problema que venha a acontecer no dia ou na véspera do pleito”, explicou o secretário.
Entenda o processo de carga das urnas eletrônicas
Primeiramente, a Secretaria de Tecnologia da Informação realiza a autenticação e oficialização do sistema com o propósito de autorizar a geração de mídias para que as zonas eleitorais realizem o procedimento de carga de urnas. As zonas eleitorais recebem os pares de mídia contendo os sistemas a serem instalados nas urnas. Em cada par constam o cartão de memória de votação, no qual ficam armazenados os dados dos eleitores que votam em cada seção e dos candidatos que concorrerão ao pleito (nome, partido, foto, cargo e número), e o cartão de memória de resultados, no qual serão gravados os resultados da votação para que seja gerado o boletim da urna a ser encaminhado para o Sistema de Totalização.
Após a alimentação das urnas com as informações dos eleitores e candidatos, serão realizados testes de funcionalidade nos equipamentos, para verificar, por exemplo, o bom funcionamento do sistema de som, da impressora e do teclado da urna. Ao fim, as zonas eleitorais fecham os compartimentos das urnas com lacres assinados pelo juiz eleitoral, pelo promotor e pelos representantes dos partidos e coligações que estiverem acompanhando o processo. Somente após essas etapas é que as UEs são distribuídas para serem instaladas nas seções, a fim de funcionarem plenamente no dia da eleição.
CARGA DAS URNAS ELETRÔNICOS TEM INÍCIO NESTA QUINTA-FEIRA NO RIO GRANDE DO NORTE CARGA DAS URNAS ELETRÔNICOS TEM INÍCIO NESTA QUINTA-FEIRA NO RIO GRANDE DO NORTE Reviewed by Erivan Justino on 21 setembro Rating: 5
Postar um comentário

Romário Bispo