UFRN PRODUZIRÁ QUATRO NOVOS MEDICAMENTOS PARA SISTEMA DE SAÚDE


O Núcleo de Pesquisa em Alimentos e Medicamentos (Nuplam) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) produzirá quatro novos medicamentos para o Sistema Único de Saúde (SUS), por meio de Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDPs) assinadas com o Ministério da Saúde no dia 27 de março, em Brasília, durante a 15ª reunião do Grupo Executivo do Complexo Industrial da Saúde (Gecis).
Dessa forma, o Nuplam passará a produzir os imunossupressores Everolimo e Fingolimode, em parceria com a empresa EMS, e o medicamento Truvada, em parceria com a empresa norteamericana Gilead, para uso na prevenção da Aids. Além desses, será fornecida a substância Teriflunomida, usada no tratamento de esclerose múltipla, em parceria com a Natco Pharma e Nortec Química.
Além do Nuplam, outros laboratórios públicos e privados assinaram termos de compromisso, em um total de 33 Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDP). Os acordos cobrem a produção de 11 medicamentos sintéticos e cinco biológicos para o tratamento de doenças como hepatite C, câncer, artrite reumatóide, HIV e imunossupressores pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os novos produtos serão negociados com preço até 70% menor que a última aquisição do Ministério da Saúde.
UFRN PRODUZIRÁ QUATRO NOVOS MEDICAMENTOS PARA SISTEMA DE SAÚDE UFRN PRODUZIRÁ QUATRO NOVOS MEDICAMENTOS PARA SISTEMA DE SAÚDE Reviewed by Erivan Justino on 05 abril Rating: 5
Postar um comentário

Romário Bispo