ÚLTIMOS DIAS PARA INSCRIÇÃO NO ProITEC

Últimos dias para inscrição no ProITEC
Estudantes de escola pública que estejam no nono ano do ensino fundamental têm até o dia 19 de março, próxima segunda-feira, para se inscreverem no Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania (ProITEC). O Programa, que tem o objetivo de promover o aprofundamento da aprendizagem de estudantes da rede pública de ensino, nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Ética e Cidadania, recebe inscrições, via Portal do Candidato, até as 18h do dia 19/3.
O Programa
No ProITEC, que é um curso de formação, os estudantes se inscrevem, recebem material de estudo e fazem uma prova para avaliar os conhecimentos. Essa prova busca preparar os estudantes para o processo seletivo que dá acesso aos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto, o Exame de Seleção.
Agora, nessa reta final, os inscritos devem pagar R$ 30, até o dia 20 de março, em qualquer agência bancária. O valor é utilizado para cobrir os custos de produção e realização da prova, que simula a mesma situação do processo seletivo, com fiscais de sala e horário de fechamento dos portões. O programa é exclusivo para os estudantes que estão no 9º ano ou que já concluíram o ensino fundamental, desde que tenham feitos todos os anos de ensino em escola pública.
Exame de seleção
O Exame de Seleção, realizado anualmente pelo IFRN, é a porta de entrada para os cursos técnicos integrados ao nível médio. Atualmente com 21 campi distribuídos em todo o Rio Grande do Norte, o Instituto tem oferecido mais de 3 mil vagas em aproximadamente 80 cursos. Para Everaldo Pereira, coordenador de Acesso Discente (Cadis), “O ProITEC, sendo uma preparação para o Exame, tem tido papel fundamental no reforço da aprendizagem de estudantes da rede pública. Além disso, nossas estatísticas mostram o enorme êxito de estudantes que fazem essa preparação”. Esse é o caso de Thuan Duarte e Willyam Firme: tendo passado pelo ProITEC, os estudantes concluíram em 2018 o ensino médio na modalidade Integrado. Thuan foi aluno do curso de Multimídia, oferecido pelo Campus Natal-Cidade Alta, e Willyam Firme concluiu o curso de Meio Ambiente, ministrado no CampusSão Paulo do Potengi. “A experiência do ProITEC foi fundamental para entrar no IFRN, de onde saio ciente de ter vivido a melhor época de minha vida, tanto pelos colegas, como pela estrutura e pelo aprendizado, que ampliou minha visão de mundo para sempre”, disse Firme.
Isenção
Edneide Barbosa, também da Cadis, ressalta uma informação importante: “é bom lembrar que o estudante que paga a inscrição no ProITEC já está isento do pagamento da taxa para o Exame de Seleção, ou seja, só há um pagamento. Contudo, o candidato ou candidata não pode esquecer que a nova inscrição também é necessária”.
Acesse
ÚLTIMOS DIAS PARA INSCRIÇÃO NO ProITEC ÚLTIMOS DIAS PARA INSCRIÇÃO NO ProITEC Reviewed by Erivan Justino on segunda-feira, março 19, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...