FECHADA HÁ SEIS ANOS, BIBLIOTECA CÂMARA CASCUDO DEVE REABRIR EM ATÉ 40 DIAS

Única biblioteca pública do Estado localizada em Natal, a Câmara Cascudo, situada na Rua Potengi, zona Leste da cidade, deve ser reaberta ao público em no máximo 40 dias. Pelo menos foi esta a informação repassada e confirmada pela diretora-geral da Fundação José Augusto (FJA), Isaura Rosado, em contato com a reportagem do Agora RN nesta quarta-feira, 21.
De acordo com Isaura, os trabalhos de restauração da biblioteca, que conta com um acervo de 100 mil livros, entrou em fase final neste mês de fevereiro e deve ter seu último prazo de conclusão cumprido. “A obra está terminando e a nossa expectativa é de que ela volte a seu pleno funcionamento em até 40 dias”, estimou a diretora da FJA, responsável pela biblioteca.
Fechada desde 2012, a biblioteca só conseguiu ter sua obra de restauração iniciada em 2017. Ainda segundo Rosado, o Estado não tinha recursos para executá-la em anos anteriores. Somente com o projeto Governo Cidadão (parceria do Executivo com o Banco Mundial) foi possível viabilizar cerca de R$ 2 milhões no ano passado. Na obra foi investido R$ 918,4 mil, sendo o restante destinado ao mobiliário e equipamentos eletrônicos.
“A biblioteca passou seis anos fechada por que o Governo não conseguia viabilizar dinheiro para a restauração. Somente com a iniciativa do projeto Governo Cidadão nós conseguimos angariar a verba necessária para executar a obra e reabrir a biblioteca, agora muito mais moderna e 100% restaurada. Contaremos com diversos novos serviços que atenderão a população da melhor maneira possível”, completou Isaura.
De modo geral, a recuperação da Biblioteca Câmara Cascudo contemplou serviços na cobertura, instalação hidráulica e elétrica, climatização, combate a incêndio, elevadores, plataformas e acessibilidade, pisos e revestimentos, esquadrias de alumínio, grades de proteção e sistema de segurança. Além disso, a nova biblioteca contará com acervo digital, acesso à internet, salas de estudo, literatura infantil, auditório, café, lanchonete e ilha de edição, que servirá para finalização e montagem de vídeos nas dependências do prédio.
FECHADA HÁ SEIS ANOS, BIBLIOTECA CÂMARA CASCUDO DEVE REABRIR EM ATÉ 40 DIAS FECHADA HÁ SEIS ANOS, BIBLIOTECA CÂMARA CASCUDO DEVE REABRIR EM ATÉ 40 DIAS Reviewed by Erivan Justino on quarta-feira, fevereiro 21, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...