MESMO COM CONDENAÇÃO DE LULA, PT DO RN VAI INTENSIFICAR ARTICULAÇÕES DE CHAPA


Mesmo com a maioria das atenções voltadas para os desdobramentos da condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os impactos da decisão da Justiça sobre a eleição presidencial, o PT do Rio Grande do Norte vai intensificar no próximo mês as discussões internas e interpartidárias para definir que candidaturas o partido irá apresentar ou apoiar no pleito local.
Ao que tudo indica, o maior investimento da legenda será na candidatura de Fátima Bezerra ao Governo do Estado. O nome da senadora para a disputa é consenso dentro do PT, e a análise feita internamente é de que, a despeito da condenação de Lula, o cenário político lhe favorece.
A indefinição está nas candidaturas proporcionais (deputados estaduais e federais) e nos dois nomes para o Senado. Apesar disso, com base nas conversas recentes, é possível afirmar que a chapa está praticamente formada.
Para deputado federal, dois nomes têm se colocado como pré-candidatos: o deputado estadual Fernando Mineiro e a vereadora da capital Natália Bonavides. Os dois têm realizado encontros de suas bases e reiterado a pretensão de disputar um mandato de federal. O vereador Fernando Lucena também tem declarado interesse de disputar. Desde 2014, quando Fátima Bezerra foi eleita senadora, o PT do RN não tem representação na Câmara.
Para a eleição do Senado, a deputada federal Zenaide Maia (PR) é a primeira opção dos petistas. Prestes a anunciar migração para o PMB, legenda recém-criada que tem boa afinidade com o PT, Zenaide se aproximou de Fátima durante o processo que resultou no impeachment da então presidente Dilma Rousseff. A deputada do PR foi a única parlamentar potiguar a votar contra o procedimento na Câmara.
A segunda opção do PT ainda é uma incógnita. Apesar disso, como o partido tem se aproximado do PR, existe a possibilidade de o empresário Tião Couto (sem partido, mas prestes a se filiar ao PR) compor a chapa como o segundo candidato ao Senado, já que haverá duas vagas em disputa.
VICE DE FÁTIMA
A intensificação das conversas também deve definir nos próximos meses quem será o candidato a vice-governador na chapa encabeçada por Fátima Bezerra. Atualmente, três nomes têm despontado: o ex-prefeito de São Gonçalo do Amarante Jaime Calado (PMB), o ex-deputado federal João Maia (PR) e o empresário Haroldo Azevedo (sem partido).
Desses, o nome que enfrenta maior resistência, segundo apurou o Agora RN, é João Maia. Candidato a vice-governador em 2014 na chapa de Henrique Alves (preso preventivamente na Lava Jato desde o ano passado), o líder do PR é identificado com o PMDB, o que causa repulsa em uma ala significativa do PT.
O empresário Haroldo Azevedo, por sua vez, é visto como uma possibilidade de o PT reeditar no estado o que aconteceu a nível nacional em 2002, quando o partido se aproximou do setor produtivo ao indicar José de Alencar para ser vice de Lula. A estratégia deu certo e o petista venceu aquela eleição.
Já a escolha por Jaime Calado seria uma forma de selar uma aliança mais identificada com a Esquerda, já que o ex-prefeito de São Gonçalo tem forte identificação com o campo progressista.
MESMO COM CONDENAÇÃO DE LULA, PT DO RN VAI INTENSIFICAR ARTICULAÇÕES DE CHAPA MESMO COM CONDENAÇÃO DE LULA, PT DO RN VAI INTENSIFICAR ARTICULAÇÕES DE CHAPA Reviewed by Erivan Justino on 26 janeiro Rating: 5
Postar um comentário

Romário Bispo