JUROS DEVEM CAIR HOJE PARA PATAMAR HISTÓRICO


A taxa básica de juros (Selic) poderá cair hoje para 7%. Se a redução for confirmada, será o menor nível desse indicador de toda a sua série histórica. Atualmente, a taxa está em 7,5%.
A última reunião do Copom aconteceu no final de maio, logo depois do “Joesley Day”, dia da publicação de áudios gravados pelo empresário Joesley Batista, em uma conversa sua com o presidente da República, Michel Temer.
Nesta terça (5) foram concluídas a reunião de análise de mercado e da análise de conjuntura, quando os chefes de departamento apresentam uma avaliação da conjuntura doméstica abrangendo inflação, nível de atividade, evolução dos agregados monetários, finanças públicas, balanço de pagamentos, economia internacional, mercado de câmbio, reservas internacionais, operações de mercado aberto, avaliação prospectiva das tendências da inflação e expectativas gerais para variáveis macroeconômicas.
Confirmado o novo patamar, será a primeira vez que a Selic ficará igual à Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP). Além do efeito simbólico de a principal referência do crédito de longo prazo no Brasil se igualar ao juro de curto prazo, a situação reduz ainda mais o gasto com subsídio nas operações de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Esse cenário de redução de subsídios está se materializando mais rapidamente do que o próprio governo imaginava. E, a depender do que ocorrer na última reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN), que definirá a TJLP sob a regra em vigor (meta de inflação mais prêmio de risco) e que será a referência para o primeiro ano de vigência da nova Taxa de de Longo Prazo (TLP), esse quadro se reforçará ao longo dos próximos anos.
JUROS DEVEM CAIR HOJE PARA PATAMAR HISTÓRICO JUROS DEVEM CAIR HOJE PARA PATAMAR HISTÓRICO Reviewed by Erivan Justino on quarta-feira, dezembro 06, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...