SANTA CRUZ COMEMORA 103 ANOS DE ELEVAÇÃO A TÍTULO DE CIDADE E 141 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA

Em 30 de Novembro de 1914, por força da Lei Estadual de nº 372, sancionada pelo Governador de Estado Joaquim  Ferreira Chaves, Vila do Trairi, como era chamada nos  documentos oficiais, foi elevada à condição de Cidade (título  honorífico) com a denominação de Santa Cruz. Ressalte-se que neste  período o Município  já  era administrado Por  Sinézio Guimarães (Prefeito). Vale salientar, que no Brasil de forma equivocada muitos municípios criados no  Período Colonial e Monárquico, comemoram o dia da sua Emancipação Política, como  sendo o dia em que foram elevados a  categoria de  cidade, o que não é correto. Destarte,por oportuna  conveniência, que a autonomia política e administrativa de um município antes da proclamação da República Federativa do Brasil, é o  período em que a povoação é elevada a condição ( criação) de VILA.  Dessa forma, atribui-se a emancipação política de Santa  Cruz quando da elevação à categoria de Vila do Trairi, em  11 de dezembro de 1876, através do Decreto Provincial Nº  777 DE 11 DE DEZEMBRO DE 1876 assinado pelo Presidente Dr. Antônio Passos de Miranda.
Portanto, em 30 de novembro de 2017, comemoraremos  103  anos de aniversário de Santa Cruz.
      
  Já no dia 11 de dezembro completaremos 141 anos de emancipação política, quando  comemoraremos a nossa  autonomia administrativa e política, tendo em vista o desmembramento de  Santa Cruz da cidade de São José de Mipibu/RN  em 11 de  dezembro de 1876.
Texto e imagens do blog santacruzemdestaque

PARABÉNS SANTA CRUZ !
SANTA CRUZ COMEMORA 103 ANOS DE ELEVAÇÃO A TÍTULO DE CIDADE E 141 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA SANTA CRUZ COMEMORA 103 ANOS DE ELEVAÇÃO A TÍTULO DE CIDADE E 141 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA Reviewed by Erivan Justino on 30 novembro Rating: 5
Postar um comentário

Romário Bispo