PREFEITURA DE SANTA CRUZ E FACISA DESENVOLVEM AÇÃO DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO

Fruto da parceria entre a Prefeitura de Santa Cruz e a Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA/UFRN), foi iniciado nesta quarta-feira (08) o Ciclo de Educação Alimentar e Nutricional com pais de alunos matriculados em escolas municipais.


Pais ou responsáveis por alunos das escolas municipais Aluízio Bezerra e Paulo Venâncio participaram de uma oficina que tem como objetivo incentivar o consumo de frutas e legumes e frear uma tendência nacional e mundial de crianças consumindo alimentos industrializados. No encontro, foram distribuídas receitas e realizada degustação de pratos saudáveis, como: suco de couve, maracujá e limão; suco de beterraba e cenoura; bolo de casca de banana; bolo de maçã, banana e açúcar demerara e salada de frutas. Esta mesma ação será realizada, ainda neste mês de novembro, nas escolas municipais Theodorico Bezerra, Palmira Barbosa e José Rodrigues.

Esta é uma ação que faz parte um projeto de extensão voltado para saúde dos alunos da rede pública de ensino, desenvolvido desde 2014 pela FACISA/UFRN em parceria com a Prefeitura Municipal de Santa Cruz, através da secretaria municipal de Educação.

O projeto desenvolvido por alunos e professores do curso de Nutrição tem ações com os alunos das escolas (avaliação nutricional antropometrica, avaliação da pressão arterial e consumo alimentar) com as merendeiras (por meio de ciclos de capacitação teóricos e práticos sobre higiene na manipulação e receitas saudáveis) com os professores e diretores (através de simpósios para apresentação dos dados de saúde dos estudantes) e com pais (entrevistas sobre consumo alimentar e atividade física e educação alimentar e nutricional).

Em três anos, o projeto já conseguiu monitorar a saúde de mais de duas mil crianças do ensino fundamental da cidade.
PREFEITURA DE SANTA CRUZ E FACISA DESENVOLVEM AÇÃO DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO PREFEITURA DE SANTA CRUZ E FACISA DESENVOLVEM AÇÃO DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO Reviewed by Erivan Justino on quinta-feira, novembro 09, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...