PF INVESTIGA FRAUDES DURANTE ENEM NO RN E EM OUTROS ESTADOS



A Polícia Federal, com apoio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o Inep, deflagrou nesse domingo (12) a Operação Passe Fácil, visando coibir esquema de fraudes no Exame Nacional de Ensino Médio – o Enem. Foram cumpridos 31 ordens judiciais de condução coercitiva e busca e apreensão em 13 estados, entre eles o Rio Grande do Norte e o Distrito Federal.
Além do RN e do DF, os outros locais onde foi possível detectar indícios de fraudes são: Pernambuco, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Piauí, Paraná e São Paulo.
A operação buscou desvendar e desarticular esquema de candidatos interessados em fraudar o certame mediante a resolução da prova por especialistas em determinado bloco de questões de prova, chamados de pilotos, que posteriormente repassavam os gabaritos aos candidatos que os contrataram, inclusive por intermédio de pontos eletrônicos.
Os resultados ainda estão sendo computados, mas já foi possível colher depoimentos e apreensão de celulares dos investigados, sendo confirmada a participação de candidatos em fraudes em certames anteriores.
A deflagração da operação buscou garantir a lisura do certame e a igualdade entre os candidatos, sendo executada com discrição para não prejudicar a tranquilidade necessária para o bom andamento das provas.
Os envolvidos responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de estelionato, uso de documento falso, fraudes em certames de interesse público, associação criminosa, cujas penas ultrapassam os 25 anos de reclusão.
PF INVESTIGA FRAUDES DURANTE ENEM NO RN E EM OUTROS ESTADOS PF INVESTIGA FRAUDES DURANTE ENEM NO RN E EM OUTROS ESTADOS Reviewed by Erivan Justino on segunda-feira, novembro 13, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...