ASSEMBLEIA HOMENAGEIA PROFISSIONAIS QUE ATUAM NO COMBATE AO CÂNCER DE MAMA


Profissionais da área de saúde e de estética e voluntárias amigas do peito que se dedicam à prevenção e ao combate do câncer de mama no Rio Grande do Norte foram homenageados nesta terça-feira (10), na Assembleia Legislativa. A solenidade alusiva ao Outubro Rosa foi proposta pela deputada Cristiane Dantas (PCdoB), presidente da Frente Parlamentar da Mulher.

“De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), cerca de 700 novos casos são registrados no Estado a cada ano, mas quando diagnosticados de forma precoce, há grandes chances de cura. Por isso, louvamos os que colaboram com essa luta e fazemos a nossa parte, por meio de proposições e emendas parlamentares”, pronunciou-se Cristiane Dantas, que destinou recursos para compra de mamógrafos em Alexandria e São José do Mipibu.

Foram homenageados os médicos mastologistas Flávio Rocha de Medeiros e Daniella da Gama Dantas Coelho, da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM); os oncologistas Ivo Barreto de Medeiros e Karla Assunção de Carvalho Emerenciano; a cirurgiã plástica Valéria Karlla Rocha Lima de Melo; enfermeira Maria do Socorro Azevedo Macedo; a assistente social Tamara Simone Dias de Farias; a empresária da área de estética Thalita Melo; as voluntárias Lenilda de Carvalho Emerenciano e Maria José Paiva Soares.

Flávio Rocha de Medeiros falou em nome dos homenageados. “O alerta do Outubro Rosa é muito importante, mas essa conscientização deve durar o ano todo, por isso a importância do acesso a profissionais competentes por todas as mulheres, as que possuem de 45 a 65 anos em especial”, afirmou ele.

“A Assembleia Legislativa abraçou o Outubro Rosa e, por meio de parceria com o Grupo Reviver, oferece mamografias gratuitas a mulheres do interior e da capital. Também temos promovido ações em favor da saúde de nossas servidoras, atuando na prevenção ao câncer de mama”, disse o presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), que prestigiou a sessão, assim como os deputados Vivaldo Costa (PROS) e Márcia Maia (PSDB).

A solenidade foi encerrada pelo Coral Noilde Ramalho, formado por ex-alunas da Escola Doméstica de Natal. A deputada Cristiane Dantas concluiu seu pronunciamento de homenagem a profissionais e voluntárias parafraseando a religiosa Madre Teresa de Calcutá: “As mãos sagradas que ajudam são mais sagradas que os lábios que rezam”.
ASSEMBLEIA HOMENAGEIA PROFISSIONAIS QUE ATUAM NO COMBATE AO CÂNCER DE MAMA ASSEMBLEIA HOMENAGEIA PROFISSIONAIS QUE ATUAM NO COMBATE AO CÂNCER DE MAMA Reviewed by Erivan Justino on terça-feira, outubro 10, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...