RN RECEBERÁ FIÉIS DO MUNDO INTEIRO APÓS CANONIZAÇÃO DOS MÁRTIRES, CRÊ ROBINSON FARIAS


No mês de outubro, os mártires de Cunhaú e Uruaçu, vítimas de massacres ocorridos em 1645, nos municípios de Canguaretama e São Gonçalo do Amarante, serão canonizados e reconhecidos como santos pela Igreja Católica. O fato marca a história, religião e turismo do Rio Grande do Norte, já que o estado potiguar terá os primeiros mártires santificados do Brasil. Damiana Vicente Ferreira, mora em Canguaretama, é devota dos mártires de Cunhaú e comemora a canonização. “Minha família inteira tem devoção pelos mártires que derramaram sangue por Jesus. Tudo que peço a eles, consigo alcançar”, contou a fiel.
Para discutir os detalhes do evento que acontecerá no Vaticano, em Roma, e o apoio do Governo do Estado na preparação do município de Canguaretama para receber fiéis após a canonização, o governador Robinson Faria esteve na cidade da região Agreste nesse domingo (3) e participou de uma missa no Santuário Chama de amor, com o padre José Neto. Antes da missa, Robinson visitou a Fazenda Cunhaú, onde está a capela Nossa Senhora de Candeias, um dos cenários do massacre.
Na ocasião, o governador afirmou que será construída uma área de lazer, banheiros e serão oferecidas opções de lanchonetes e restaurantes. Além disso, Robinson destacou que a estrada que liga a BR-101 a igreja principal será restaurada. “O local ficará adequado para receber a alta demanda de visitantes”, destacou o chefe do executivo estadual.
Robinson acrescentou que “após a canonização, nosso estado receberá peregrinações e movimentação de fiéis do mundo inteiro nas cidades onde os mártires passaram. Por isso, vamos investir na infraestrutura e incentivar cada vez mais o turismo religioso em Canguaretama e São Gonçalo do Amarante, gerando emprego, renda e desenvolvimento para a região”.
A prefeita de Canguaretama, Fátima Marinho, agradeceu o apoio e ações do governo. “Estamos em contato permanente com a administração estadual para colocar em prática o projeto e atrair mais turistas e fiéis para nosso município”, disse Fátima.
História
Os mártires potiguares foram vítimas de dois massacres, ambos no ano de 1645, no contexto das invasões holandesas no Brasil. O primeiro na Capela de Nossa Senhora das Candeias, no Engenho de Cunhaú, município de Canguaretama; outro em Uruaçu, comunidade do município de São Gonçalo do Amarante. Todos foram brutalmente assassinados por ódio à Igreja Católica. Entre eles, estavam os padres André de Soveral e Ambrósio Francisco Ferro, além do camponês Mateus Moreira, que teve o coração arrancado.
RN RECEBERÁ FIÉIS DO MUNDO INTEIRO APÓS CANONIZAÇÃO DOS MÁRTIRES, CRÊ ROBINSON FARIAS RN RECEBERÁ FIÉIS DO MUNDO INTEIRO APÓS CANONIZAÇÃO DOS MÁRTIRES, CRÊ ROBINSON FARIAS Reviewed by Erivan Justino on segunda-feira, setembro 04, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...