GOVERNO ACELERA CRIAÇÃO DE PROJETO PARA EXPANSÃO DE INTERNET NO RN



O Governo do Estado e as principais entidades de ensino superior do Rio Grande do Norte se reuniram na tarde desta quarta-feira, 5, para dar celeridade ao acordo com Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e a Rede Nacional de Pesquisa (RNP). A parceria tem como objetivo conectar, em alta velocidade, universidades públicas e institutos de pesquisas federais, e também interconectar diferentes instituições do interior do Estado.
A interiorização será possível através do Programa Veredas Novas nos Estados, iniciativa nacional do MCTIC, e utilização e ampliação da Rede Ipê, por meio de cooperação técnica de parceiros, como empresas de tecnologia da informação, operadoras de telecomunicações e dezenas de provedores locais e regionais de internet.
De acordo com a Secretária-Chefe do Gabinete Civil, Tatiana Mendes Cunha, o Governador Robinson Faria já manifestou ao Ministério interesse na proposta de integração. Para a reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Ângela Paiva, essa agilidade é fundamental “para que o Estado seja priorizado na instalação, ainda em 2017”.
Durante o encontro foi constituído um Grupo de Trabalho responsável pela elaboração de um projeto básico de Rede Estadual que irá definir os pontos prioritários no RN, propondo a expansão da rede para municípios do interior, além de postos de saúde, escolas estaduais e delegacias. O GT é composto por membros da UFRN, UERN, IFRN, UFERSA, FAPERN, SEEC, SESED e SESAP. A primeira reunião acontece na próxima segunda-feira (10).
Participaram da reunião, a reitora da UFRN, Ângela Paiva, o diretor do Instituto Metrópole Digital, Ivonildo Rêgo, o coordenador do Ponto de Presença (Pop-RN), Sérgio Fialho, além dos secretários de Desenvolvimento Econômico, Flávio Azevedo, e da Educação, Cláudia Santa Rosa.
GOVERNO ACELERA CRIAÇÃO DE PROJETO PARA EXPANSÃO DE INTERNET NO RN GOVERNO ACELERA CRIAÇÃO DE PROJETO PARA EXPANSÃO DE INTERNET NO RN Reviewed by Erivan Justino on quinta-feira, julho 06, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...