COM 84 MEDALHAS E 18 TROFÉUS, IFRN SAGRA-SE GRANDE CAMPEÃO DOS JIFs NORDESTE

As disputas deste domingo, 23, encerraram o evento, que reuniu 1.150 atletas dos Institutos Federais​

De 18 a 23 de julho, o Centro de Formação Olímpica do Nordeste (CFO), em Fortaleza, foi palco de intensas atividades esportivas. Ali, o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), o Instituto Federal do Ceará, (IFCE) e parceiros, como o Governo do Estado, realizaram a edição 2017 dos Jogos dos Institutos Federais (Jif’s) etapa Nordeste. 
O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) sagrou-se como grande campeão das disputas: foram 84 medalhas e 18 troféus, nas modalidades atletismo, basquetebol, futebol, handebol, judô, natação, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez. Os vencedores classificaram-se para a etapa nacional dos JIFs, que acontecem em outubro, em Poços de Calda, Minas Gerais, organizados pelo IF Sul de Minas.
RESULTADOS
O IFRN teve campeões em todas as modalidades individuais. Na natação e no judô, foi campeão geral. Já no xadrez, a equipe feminina foi campeã e  a masculina vice. O atletismo teve troféu de campeão para o masculino e de terceiro lugar para o feminino. Já no tênis de mesa, a situação foi invertida: campeão no feminino e terceiro lugar no masculino. 
Nas modalidades coletivas, das 11 que disputou, brigou pelo troféu de campeão em 8. No vôlei, levou o ouro em tudo: quadra e praia, masculino e feminino, com 2 sets a 0 para o IFRN em todos eles. Em uma partida super acirrada, o futebol conquistou o título de campeão sobre o IFAL nos pênaltis. As meninas e os meninos do handebol, além do basquetebol feminino, levam para casa o troféu de vice campeões.
ESFORÇOS CONJUNTOS
Para o reitor do Instituto, Wyllys Farkatt Tabosa, as medalhas e troféus conquistados são resultado do trabalho conjunto de alunos, gestores e servidores em geral. "Nosso objetivo é oportunizar a melhor formação possível para nossos estudantes, por isso priorizamos as ações voltadas diretamente a eles. Levar uma delegação com quase 200 atletas para os Jif’s, no Ceará, foi uma ação planejada da nossa Diretoria de Atividades Estudantis (Digae). Receber a notícia desses resultados é esplêndido”, declarou.
As conquistas de 2017 bateram recorde: em 2016, por exemplo, foram 10 medalhas no Atletismo; em 2017, 16. “Essa quantidade de prêmios é resultado de muito esforço, treino e dedicação dos alunos. É, também, produto de uma política educacional voltada à formação de cidadãos. É, ainda, fruto de um trabalho desenvolvido pela gestão do Instituto, suas diretorias e campi", disse Dário Maia, coordenador geral da Delegação do RN nos jogos.
PELA REDE FEDERAL
Os Jogos dos Institutos Federais (JIF’s) são promovidos pelo Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica e dos Institutos Federais do País. Neste ano, contou com a participação de 1.150 estudantes divididos em 11 modalidades esportivas. Ainda na abertura, o reitor do IFCE, Virgílio Araripe, deu a cada um dos reitores e representantes de delegações a oportunidade de saudar suas comitivas. Além de impulsionar seus atletas, as falas destacaram a importância da promoção e do financiamento dos esportes, como também a valorização do papel da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: “Não haverá retrocesso nas nossas ações. A Rede é real e nosso movimento é de mão única, ou seja, para o futuro promissor que tanto trabalhamos para dar a cada um dos estudantes dos Institutos Federais”, disse Francisco Roberto Brandão Ferreira, presidente do Conif e reitor do Instituto Federal do Maranhão (IFMA).
COM 84 MEDALHAS E 18 TROFÉUS, IFRN SAGRA-SE GRANDE CAMPEÃO DOS JIFs NORDESTE COM 84 MEDALHAS E 18 TROFÉUS, IFRN SAGRA-SE GRANDE CAMPEÃO DOS JIFs NORDESTE Reviewed by Erivan Justino on segunda-feira, julho 24, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...