CABELOS GRISALHOS VOLTAM A ESCURECER APÓS NOVO TRATAMENTO DE CÂNCER

Sem tinta: cabelos grisalhos de pacientes com câncer voltam a escurecer após novo tratamento

Estudo foi publicado pela revista JAMA. Pesquisadores estão investigando casos para entender mecanismo e investir em novo medicamento.


Os cabelos grisalhos de pacientes com câncer inesperadamente voltaram a escurecer enquanto tomavam novos medicamentos contra a doença, de acordo com estudo espanhol.
A quimioterapia é conhecida por fazer o cabelo cair. Quatorze pacientes, no entanto, receberam novos medicamentos de imunoterapia -- Keytruda, Opdivo e Tecentriq --, tratamento que funciona de forma diferente e tem outros efeitos colaterais. A pesquisa sugere que, além de tratar o câncer, as drogas podem ajudar na recuperação do pigmento dos fios.
"Pensamos que poderia ser um caso isolado do primeiro paciente", disse Noelia Rivera, dermatologista da Universidade Autônoma de Barcelona. Ela disse que a equipe de pesquisa se surpreendeu ao comparar as fotos do "antes e depois" de participantes do tratamento.
Há uma questão: foram 52 pessoas que receberam as drogas, mas apenas 14 tiveram o cabelo "tingido". Enquanto a maioria não apresentou alteração de cor, os 14 casos sugerem que não é um achado isolado.
Em 13 pacientes, o cabelo ficou castanho escuro ou preto. Um único indíviduo ficou com os fios pretos com manchas. Outro fator estranho é que os mesmos remédios usados já haviam sido associados a uma perda de cor do cabelo em pacientes com outro tipo de câncer, o melanoma (pele).
Todos, exceto um dos 14 pacientes do estudo espanhol, apresentaram uma melhora na doença e melhores resultados que os outros. Os autores sugerem que a volta da cor aos cabelos pode ser um sinal de que o tratamento está funcionando.
CABELOS GRISALHOS VOLTAM A ESCURECER APÓS NOVO TRATAMENTO DE CÂNCER CABELOS GRISALHOS VOLTAM A ESCURECER APÓS NOVO TRATAMENTO DE CÂNCER Reviewed by Erivan Justino on 21 julho Rating: 5
Postar um comentário

Romário Bispo