NO RN, EMPREENDEDORES PODEM APROVEITAR FESTEJOS PARA ALAVANCAR VENDAS

Com o início de junho, começa também o calendário de festejos juninos no Rio Grande do Norte e em todo o Nordeste. As comemorações destinadas a Santo Antônio, São João e São Pedro representam também uma oportunidade para incrementar os lucros dos negócios em função das festas. O segmento de alimentação fora do lar é um dos mais impactados nesse período, em função da gama de bebidas e comidas típicas. Mas outros segmentos acabam faturando também. Mas, para aproveitar bem, é preciso planejamento e estratégia.
Para ajudar o empreendedor a tirar melhor proveito dessa época, o Sebrae elencou um passo a passo que ajuda a empresa vender mais. É preciso atentar para cinco aspectos e planejar estrategicamente o que será feito. O primeiro tem a ver com o público-alvo. É importante saber que clientes querem atingir, identificar as necessidades e decisões de compras e onde costumam comprar, assim como quanto gastam e como pagam.
O segundo aspecto é o mix de produtos. Somente sabendo do perfil do potencial cliente, o empreendedor tem condições de definir os produtos e serviços que pretende oferecer no período. E quando se fala em produto, não tem como não pensar na matéria prima, o terceiro aspecto de um bom planejamento de vendas. O empresário deve ficar atento ao estoque e se programar com seus fornecedores com antecedência, assim como adequar as embalagens para a data.
Outro item que não pode passar em branco é o atendimento. É preciso analisar a necessidade de contratar mão de obra temporária para o período, realizar um treinamento adequado e customizar, se for o caso, uniformes com adereços e adaptações. O quinto aspecto é a parte logística. O recebimento da matéria-prima deve estar em sintonia com a venda, para que não haja uma falta de sincronia entre o período dos festejos juninos e a comercialização dos produtos.
O último e mais importante ponto do planejamento é a divulgação. Dependendo do ramo do negócio, é importante participar de eventos, como arraiás, feiras em shoppings e em Praças. Além disso, outra recomendação é decorar a vitrine com temas típicos das festas juninas. Uma ferramenta eficaz e barata de divulgação são as redes sociais. E, por isso, o empreendedor deve promover ações específicas para estes festejos como, por exemplo, produção de conteúdo interessante sobre a festividade e ações.
Mais orientações
No caso de bares, lanchonetes e restaurantes, os empreendedores têm a opção de oferecer pratos à base de receitas tradicionais, como pamonha, canjica e iguarias com milho verde. É válido manter um paralelo das novidades com o cardápio tradicional da empresa, para que os clientes que só visitaram o estabelecimento naquele momento possam conhecer mais e se tornarem fieis consumidores em outras oportunidades.
Dicas e orientações como essas serão repassadas no curso Gestão Estratégica de Vendas, que faz parte da solução Na Medida. O curso começa na próxima segunda-feira (5) e vai até o dia 8, sempre das 18h às 22h.  A capacitação visa criar momentos de reflexão para os profissionais envolvidos com vendas – seja na função de gestor de vendas ou na função direta de vendedor. O conteúdo será trabalhado em quatro encontros, que abordam o processo de compra do cliente e o de venda da empresa, o planejamento e gerenciamento da equipe de vendas, o atendimento qualificado para gerar vendas e a fidelização do cliente.
Essa solução possibilita que tanto os gestores de vendas quanto os vendedores entendam melhor os processos comerciais do negócio. Também ajuda na elaboração de um planejamento estratégico personalizado, funcional e eficaz. Informações e inscrições pelo 0800 570 0800.
NO RN, EMPREENDEDORES PODEM APROVEITAR FESTEJOS PARA ALAVANCAR VENDAS NO RN, EMPREENDEDORES PODEM APROVEITAR FESTEJOS PARA ALAVANCAR VENDAS Reviewed by Erivan Justino on sexta-feira, junho 02, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...