LAVA JATO: MINISTRO FACHIN MANDA DENÚNCIA CONTRA ROBINSON FARIA PARA STJ E MINISTRA LAURITA VAZ GARANTE CELERIDADE NO INQUÉRITO

A presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministra Laurita Vaz, disse à Agência Brasil que as novas denúncias contra governadores que chegarem ao tribunal não ficarão paradas na Corte Especial – instância responsável por apreciar as acusações de crimes comuns atribuídos a chefes dos executivos estaduais.
“[As denúncias] estão chegando ao STJ e sendo distribuídas [para os ministros relatores]. Com certeza, da forma como o tribunal trabalha, elas serão julgadas com oportunidade de ampla defesa [aos réus], mas não ficarão paradas, não serão acomodadas no STJ”, declarou a ministra, ao participar nessa terça-feira (20) de evento realizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para discutir ações de sustentabilidade no âmbito do Poder Judiciário.
Desde o início de maio, quando o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que o STJ não precisa da aprovação das assembleias legislativas estaduais para instaurar processos contra governadores suspeitos da prática de crimes comuns, a decisão sobre receber ou não essas denúncias depende exclusivamente da Corte Especial do STJ. Atualmente, pelo menos 13 pedidos de investigação contra nove governadores já foram convertidos em ação penal e aguardam decisão da Corte Especial.
No dia 11 de abril, o ministro Luiz Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que as denúncias contra nove governadores citados nas delações de ex-executivos da Odebrecht e JBS fossem remetidas ao STJ e que fossem abertos inquéritos contra mais três governadores: Renan Filho (Alagoas); Robinson Faria (Rio Grande do Norte) e Tião Viana (Acre).
*Informações da Agência Brasil
LAVA JATO: MINISTRO FACHIN MANDA DENÚNCIA CONTRA ROBINSON FARIA PARA STJ E MINISTRA LAURITA VAZ GARANTE CELERIDADE NO INQUÉRITO LAVA JATO: MINISTRO FACHIN MANDA DENÚNCIA CONTRA ROBINSON FARIA PARA STJ E MINISTRA LAURITA VAZ GARANTE CELERIDADE NO INQUÉRITO Reviewed by Erivan Justino on quinta-feira, junho 22, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...