FIM DO CONFLITO: FARC CONCLUEM ENTREGA DAS ARMAS EM ATO SIMBÓLICO NA COLÔMBIA


As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) concluíram nesta terça-feira (27) o processo de desarmamento na Colômbia, de acordo com o jornal "El Tiempo". A entrega das armas faz parte do acordo de paz assinado em novembro de 2016, após quatro anos de negociações em Cuba.

"As Farc cumpriram e entregaram todas as suas armas individuais", disse o chefe da missão da Organização das Nações Unidas (ONU) na Colômbia, Jean Arnault. O ato marca o fim da atividade armado após mais de 50 anos de guerra interna - considerada o conflito mais antigo do continente.

O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, e o líder guerrilheiro Rodrigo Londoño, conhecido como Timochenko, lideraram cerimônia simbólica em Mesetas, no departamento Meta, no centro da Colômbia, região onde a guerrilha se estabeleceu e ampliou sua influência há mais de meio século. "A paz é real e irreversível", disse Manuel Santos.

"O mecanismo de monitoramento e verificação do cessar-fogo e das hostilidades prova que não falhamos, hoje deixamos as armas", afirmou Timochenko.

"Jamais voltaremos a empregar a violência. Nossa única arma,a a palavra, prometemos e cumprimos, sem pesar e sem choro. Adeus à Guerra", disseram as Farc no Twitter.

O grupo rebelde completou a entrega à missão da ONU na Colômbia de 7.132 armas individuais nas 26 zonas onde estão concentrados quase o mesmo número de combatentes, informou a organização internacional, segundo a France Presse.


FIM DO CONFLITO: FARC CONCLUEM ENTREGA DAS ARMAS EM ATO SIMBÓLICO NA COLÔMBIA FIM DO CONFLITO: FARC CONCLUEM ENTREGA DAS ARMAS EM ATO SIMBÓLICO NA COLÔMBIA Reviewed by Erivan Justino on terça-feira, junho 27, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...