MINISTÉRIO PÚBLICO DO RN ACUSA SERVIDORES DA ASSEMBLEIA DE RECEBEREM BOLSA FAMÍLIA



O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) apresentou denúncia à Justiça Federal contra 20 pessoas que, apesar de ocuparem cargo público em comissão na Assembleia Legislativa do Estado do RN, recebiam indevidamente, direta ou indiretamente, o benefício do Programa Bolsa Família. 

Em todos os casos a renda dos denunciados era superior à estipulada pela União para participar de programas sociais, o que caracteriza o crime de estelionato (artigo 171 do Código Penal).

Dentre os denunciados, nove recebiam o benefício diretamente. Nos outros 11 casos recebiam a esposa ou outro membro da família. Atualmente os benefícios decorrentes do programa são regulados pelo Decreto n.º 8.794/2016. Só podem ser beneficiárias as famílias que possuam renda mensal até R$170 por pessoa.

Para o procurador da República Fernando Rocha, que assina as ações, admitir o recebimento desses valores sem tomar como referência a situação do núcleo familiar é permitir que um dos integrantes da família receba benefício com escopo de complementação de renda. “É incorrer no ilícito de fraude à lei, isto é, mascarar uma ilicitude, dando-lhe forma aparentemente permitida pelo ordenamento, consentindo assim que a finalidade da norma seja violada”, argumenta.
A pena pela crime de estelionato (art. 171) é de um a cinco anos de reclusão e pode ser aumentada em 1/3 em razão do estelionato ter sido cometido contra assistência social ou beneficência, como é o caso do programa Bolsa Família.
MINISTÉRIO PÚBLICO DO RN ACUSA SERVIDORES DA ASSEMBLEIA DE RECEBEREM BOLSA FAMÍLIA MINISTÉRIO PÚBLICO DO RN ACUSA SERVIDORES DA ASSEMBLEIA DE RECEBEREM BOLSA FAMÍLIA Reviewed by Erivan Justino on quarta-feira, maio 31, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...