FEMURN, TCE/RN e FECAM/RN CAPACITAM GESTORES EM CAICÓ

O Projeto Escola Itinerante está capacitando gestores em Caicó. O encontro é promovido pela Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte – FEMURN, em parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) e Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (FECAM/RN), e teve início nesta quarta-feira, 24. Cerca de 180 participantes de prefeituras e câmara municipais da região Seridó estão recebendo orientações do Tribunal de Contas. O evento segue até amanhã, 25, no Centro Pastoral Dom Wagner.

Durante a abertura do evento, o Presidente da FEMURN, Benes Leocádio, falou sobre a importância da capacitação: “Os dias de hoje nos levam a, cada vez mais, tentarmos fazer uma governança mais efetiva, de resultados. Nós sabemos das dificuldades, das limitações e da carência para se desenvolver um bom trabalho. Então, o aprendizado e a formação que recebemos aqui servem para tentarmos fazer essa governança efetiva”, afirmou Benes.

“Nós que estamos na base temos que dar respostas. Não há como ficar o posto de saúde dependente, a escola sem funcionar, nem a rua sem ser feita sua limpeza. Muitas vezes, tentamos agilizar as coisas, com receio se estamos fazendo certo ou não”, considerou Benes. Para ele, a orientação dada pelo TCE/RN auxilia as ações das prefeituras: “Com essa parceria feita pelo TCE, vemos que é possível caminharmos pensando em quem está dependente dos nossos municípios, que são os cidadãos”, diz.

O Prefeito de Caicó, Robson Araújo (Batata), e prefeitos da região Seridó estiveram presentes na abertura do evento.

O projeto Escola Itinerante por público-alvo prefeitos e presidentes de câmaras e seus assessores – preferencialmente servidores que atuem nas áreas de controle interno e financeira – e tem como principal objetivo prevenir a ocorrência de desvios e irregularidades, principalmente aqueles ocasionados pela falta de informação adequada. As capacitações foram iniciadas em 2015, em parceria firmada entre a FEMURN, TCE/RN e Fecam/RN.

Nos encontros, são discutidos temas como planejamento e orçamento municipal, Lei de Acesso à Informação e Portal da Transparência, funcionamento do sistema SIAI, execução da despesa pública, entre outros. Este ano, os encontros já foram realizados nos municípios de Mossoró e Martins. Ao todo, cada série de encontros atende cerca de 700 gestores em todas as regiões do Estado.

O Pólo Regional de Caicó abrange municípios de Acari, Bodó, Caicó, Campo Redondo, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Coronel Ezequiel, Cruzeta, Currais Novos, Equador, Florânia, Ipueira, Jaçanã, Japi, Jardim de Piranhas, Jardim do Seridó, Jucurutu, Lagoa Nova, Lajes Pintadas, Ouro Branco, Parelhas, Santa Cruz, Santana do Matos, Santana do Seridó, São Bento do Trairi, São Fernando, São João do Sabugi, São José do Seridó, São Tomé, São Vicente, Serra Negra do Norte, Tenente Laurentino e Timbaúba dos Batistas.
FEMURN, TCE/RN e FECAM/RN CAPACITAM GESTORES EM CAICÓ FEMURN, TCE/RN e FECAM/RN CAPACITAM GESTORES EM CAICÓ Reviewed by Erivan Justino on quarta-feira, maio 24, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...