DONALD TRUMP REVOGA HOJE PRINCIPAIS MEDIDAS CLIMÁTICAS DE OBAMA

trump
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, irá assinar nesta terça-feira um decreto que revoga uma série de regulações contra a mudança climática adotadas por seu antecessor, Barack Obama, uma medida concebida para fortalecer a geração de energia doméstica e criar empregos, mas ambientalistas dizem que o decreto é perigoso e prometeram combatê-lo nos tribunais.
O principal alvo do decreto é o Plano de Energia Limpa de Obama, que exige que os Estados eliminem as emissões de carbono das usinas de energia –um elemento crítico para ajudar os EUA a cumprirem seus compromissos com um acordo climático global firmado por quase 200 países em Paris em dezembro de 2015.
O decreto também irá rescindir uma proibição à exploração de carvão em terras federais, reverter regras para a contenção de emissões de gás metano resultantes da produção de gás e petróleo e reduzir o peso da mudança climática nas avaliações federais de novas regulações.
Trump vinha assinalando as mudanças há tempos, e afirmou que reverter a regulação ecológica irá alavancar a produção de gás, petróleo e carvão e gerar milhares de empregos, tudo sem prejudicar a qualidade do ar e da água do país.
“Iremos seguir em uma direção diferente”, disse uma autoridade de alto escalão da Casa Branca aos repórteres antes do decreto desta terça-feira. “O governo anterior desvalorizou os trabalhadores com suas políticas. Podemos proteger o meio ambiente e também proporcionar trabalho às pessoas.”
Analistas e executivos do setor energético questionaram se as medidas terão um grande efeito em suas indústrias, e ambientalistas as classificaram como negligentes.
“Não sei dizer a vocês quantos empregos o decreto presidencial irá criar, mas posso dizer a vocês que ele proporciona confiança no compromisso deste governo com a indústria do carvão”, disse o presidente da Associação de Carvão do Kentucky, Tyler White, à Reuters.
Trump irá assinar a medida na Agência de Proteção Ambiental ao lado de seu diretor, Scott Pruitt, o secretário do Interior, Ryan Zinke, e o secretário de Energia, Rick Perry, na tarde desta terça-feira.
Abrangente, o decreto é o mais ousado da iniciativa mais ampla de Trump de reduzir a regulação ambiental para ressuscitar as indústrias de perfuração e mineração, uma promessa que ele reiterou durante a campanha presidencial.
Grupos ambientalistas, porém, repudiaram o decreto presidencial. “Estas ações são uma agressão aos valores americanos e ameaçam a saúde, a segurança e a prosperidade de cada americano”, disse o ativista ambientalista bilionário Tom Steyer, diretor do grupo NextGen Climate.
DONALD TRUMP REVOGA HOJE PRINCIPAIS MEDIDAS CLIMÁTICAS DE OBAMA DONALD TRUMP REVOGA HOJE PRINCIPAIS MEDIDAS CLIMÁTICAS DE OBAMA Reviewed by Erivan Justino on terça-feira, março 28, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...