ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS ELEGE POTIGUAR JOÃO ALMINO COMO NOVO IMORTAL

Foto: Divulgação

O escritor e diplomata João Almino foi eleito, na tarde desta quarta-feira (8), como o novo imortal da ABL (Academia Brasileira de Letras). A votação ocorreu em cerimônia realizada no palácio Petit Trianon, sede da ABL, no Rio.
João Almino foi escolhido por 30 dos 37 votos possíveis, e os demais foram brancos ou abstenções. O autor passa a ocupar a cadeira 22, na sucessão do médico Ivo Pitanguy, morto em 6 de agosto do ano passado.
O novo membro da Casa de Machado concorria com Osmann de Oliveira, José Itamar de Abreu Costa, Antonio Spyer de Mourão Matos e Juarez M. Avelar
Nascido em Mossoró (RN), Almino fez carreira na diplomacia -ele chegou a dirigir o Instituto Rio Branco- e na literatura. Ele é autor de romances como “Ideias Para Onde Passar o Fim do Mundo”, “O Livro das Emoções”, “Cidade Livre” e “Enigmas da Primavera”, todos publicados pela editora Record.
Ele também publicou ensaios sobre filosofia e história, como “Era Uma Vez Uma Constituinte” e “O Segredo e a Informação”. Seu nome é recorrente em prêmios literários –Almino já recebeu o Casa de Las Américas (2003) e o Zaffari & Bourbon (2011).
Fato Raro
O escritor assume a vaga depois de um acontecimento raro na ABL. Essa foi a segunda votação para escolher o sucessor de Pitanguy. Em novembro do ano passado, houve uma votação em que os favoritos eram o cientista político Francisco Weffort e o poeta Antonio Cicero, mas nenhum deles conseguiu a maioria simples necessária para ser o escolhido —e o processo eleitoral foi aberto novamente.
Nesta quinta-feira (9), a ABL elegerá o sucessor de Ferreira Gullar. Como favoritos, estão o presidente do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Arno Wehling, e de novo o poeta Antonio Cicero.
ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS ELEGE POTIGUAR JOÃO ALMINO COMO NOVO IMORTAL ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS ELEGE POTIGUAR JOÃO ALMINO COMO NOVO IMORTAL Reviewed by Erivan Justino on quinta-feira, março 09, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...