STF CONFIRMA MUDANÇA DE FACHIN E RELATOR DA LAVA JATO DEVE SAIR HOJE

Publicação no Diário Oficial da Justiça desta quinta-feira (2) confirma a transferência do ministro Edson Fachin para a Segunda Turma da Corte, responsável pelo julgamento dos processos da Lava Jato.
"Consultados os demais Ministros da Primeira Turma, conforme critério de antiguidade, estes declinaram da transferência, razão pela qual defiro o pedido do Ministro Edson Fachin, nos termos dos arts. 13, inc. X, e 19 do RISTF. Publique-se", diz o despacho da presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia.
Nessa quarta-feira (1º), o sorteio eletrônico que definiria o substituto do ministro Teori Zavascki, antigo relator, que morreu em um acidente de avião no mês passado, foi adiado para hoje, exatamente porque o processo só poderia ser realizado após a efetivação da transferência.
A partir da publicação Diário Oficial, deve haver a redistribuição entre os demais integrantes da turma, formada pelos ministro Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski e Celso de Mello.
De acordo com o Regimento Interno da Casa, o ministro mais antigo no colegiado tem preferência para solicitar a mudança. Fachin é o mais novo na turma. Desde a morte de Teori, ministros defendem informalmente a indicação de Fachin para ocupar a cadeira de Zavascki na Turma, devido ao seu perfil reservado.
STF CONFIRMA MUDANÇA DE FACHIN E RELATOR DA LAVA JATO DEVE SAIR HOJE STF CONFIRMA MUDANÇA DE FACHIN E RELATOR DA LAVA JATO DEVE SAIR HOJE Reviewed by Erivan Justino on 02 fevereiro Rating: 5
Postar um comentário

Romário Bispo