FEMURN PROMOVE REUNIÃO COM BANCADA FEDERAL PARA PEDIR RECURSOS DA REPATRIAÇÃO

A Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte – FEMURN – promoveu na manhã desta segunda-feira (12) uma reunião com representantes da bancada federal do RN. Participaram do encontro dezenas de prefeitos, os senadores Fátima Bezerra (PT) e Garibaldi Alves (PMDB), deputados federais Felipe Maia (DEM) e Walter Alves (PMDB), e um representante da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). A reunião foi conduzida pelo Presidente da Federação e prefeito de Assú, Ivan Lopes Júnior.
Durante o encontro, os gestores pediram o empenho dos parlamentares para assegurar o pagamento das multas e juros da repatriação aos municípios, garantindo o pagamento dos salários e décimo terceiro dos servidores, e a quitação de dívidas com fornecedores. Com o pagamento dos recursos, aproximadamente R$ 105 milhões seriam divididos entre os municípios potiguares, de acordo com a quantidade de moradores de cada um.
O Presidente da FEMURN, Ivan Júnior, falou sobre o empenho dos prefeitos para o pagamento dos recursos: “Não só a FEMURN, mas as federações de todo o Brasil, e a própria Confederação [CNM] têm atuado na busca destes recursos, que as prefeituras têm direito. Diante da gravidade da crise econômica e das perdas acumuladas ao longo dos últimos dois anos, é importante que possamos encerrar o ano pagando corretamente os servidores e injetando recursos na nossa economia”, considerou Ivan em sua fala.
REIVINDICAÇÕES
Durante a reunião, os prefeitos lembraram as recorrentes perdas financeiras e o aumento de gastos que tiveram, uma vez que a União mantém tabelas de repasses com defasagem de preço, e não leva em consideração os gastos dos municípios nos aumentos de salários dos servidores em programas compartilhados.
Para os gestores, todos os cortes de gastos já foram feitos, e a falta de recursos pode ser observada nas dificuldades que todos os municípios do Estado enfrentam atualmente para manter programas, realizar obras ou investimentos, e até mesmo pagar servidores. O Prefeito de Lajes, Benes Leocádio, lembrou que em comparação com pequenos municípios do interior, Natal, capital do Estado, enfrenta problemas no pagamento aos servidores.
AÇÕES
Os parlamentares se sensibilizaram com a reinvindicação dos prefeitos, e anunciaram esforços na busca dos recursos de multas e juros para os municípios potiguares. O senador Garibaldi e os deputados Walter Alves e Felipe Maia definiram que vão marcar uma reunião com o Ministro do Planejamento Dyogo Oliveira para pedir garantias e confirmar a data para o pagamento dos repasses aos municípios.
Até então, o Presidente da República Michel Temer anunciou que pagaria administrativamente as multas aos municípios, mas não anunciou datas para o pagamento. Caso o pagamento fique para 2017, afetará a finalização das atuais gestões e o pagamento dos servidores e fornecedores. 50 municípios do Rio Grande do Norte já acionaram a Justiça para garantir o bloqueio dos recursos, mas aguardam a liberação pela União.
Também foi entregue uma carta com pautas de reivindicações municipalistas aos parlamentares, cobrando ações de viés nacional encabeçadas pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM).
Para o presidente da Federação, a reunião foi considerada proveitosa: “Agora, precisamos que essas pautas saiam do papel, e principalmente que tenhamos os recursos da repatriação, para salvar os municípios neste final de ano. Acreditamos na sensibilidade dos parlamentares, que entendem a causa municipalista, e ficamos na torcida e trabalhando para viabilizar as conquistas dos nossos municípios”, finalizou Ivan.
FEMURN PROMOVE REUNIÃO COM BANCADA FEDERAL PARA PEDIR RECURSOS DA REPATRIAÇÃO FEMURN PROMOVE REUNIÃO COM BANCADA FEDERAL PARA PEDIR RECURSOS DA REPATRIAÇÃO Reviewed by Erivan Justino on segunda-feira, dezembro 12, 2016 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...