CENTENAS DE PESSOAS PRESTIGIARAM LANÇAMENTO DE FOTOBIOGRAFIA DE DJALMA MARANHÃO

O lançamento da fotobiografia sobre Djalma Maranhão reuniu centenas de pessoas na noite desta quinta-feira (8), na Assembleia Legislativa. O livro, que foi viabilizado em comemoração aos 100 anos do ex-deputado estadual, federal e ex-prefeito de Natal. Deputados, familiares e os organizadores da fotobiografia enalteceram a história e o legado de Djalma Maranhão.

"Djalma Maranhão foi um dos maiores políticos do Rio Grande do Norte, com atuação destacada e revolucionária nas áreas de cultura e educação. Teve uma visão muito à frente de seu tempo e deixou lições para várias gerações. Essa fotobiografia dará a oportunidade para que sua obra seja conhecida por ainda mais pessoas", disse o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira (PSDB).

Reunindo mais de 260 imagens, a fotobiografia retrata diversos momentos da vida de Djalma Maranhão, desde fatos pessoais até momentos históricos em sua atuação política. O acervo estava com familiares e também com Roberto Furtado, que conviveu com o ex-prefeito de Natal. Furtado, inclusive, foi o responsável por impedir que vários registros fossem confiscados no período da ditadura militar, quando Djalma Maranhão foi preso e exilado para o Uruguai.
"Foram mais de mil imagens a que tivemos acesso e usamos essas 260 para fazer parte da fotobiografia, retratando todos os momentos. Contamos com o apoio importando de Roberto Furtado, que conviveu com Djalma, e de seus familiares, especialmente Haroldo Maranhão. O livro é parte de um trabalho em conjunto que tivemos o prazer de participar", disse Adriano de sousa, que foi organizador da fotobiografia ao lado de Giovanni Sérgio Rêgo.

O deputado Fernando Mineiro (PT), que foi o responsável por indicar emenda parlamentar para financiar a produção dos mil exemplares, acredita que a fotobiografia é um marco histórico. Mineiro explicou que a exposição fotográfica que estava no Salão Nobre da Assembleia percorrerá Natal e será levada também para o Rio de Janeiro, na escola que leva o nome do ex-prefeito de Natal.

"Foi um esforço conjunto para viabilizarmos essa obra, que só pôde ser finalizada e lançada neste ano. Estamos muito satisfeitos", disse o deputado.

Também presente ao lançamento, a Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte (OAB/RN) teve participação na elaboração do livro. O advogado Djamiro Acipreste, da comissão de Direitos Humanos da OAB/RN, discursou representando a classe e relatou o dia em que ele teve conhecimento sobre a obra de Djalma Maranhão, quando estava em Cuba e um idoso do país disse que esteve em Natal para conhecer a "revolução na educação" realizada pelo então prefeito.

"Tive que ir para Cuba para conhecer a obra de uma pessoa de Natal, que foi uma verdadeira revolução, mas sem armas. Djalma Maranhão é passado, é presente e também é o futuro. Que os jovens da nossa terra não precisem sair de Natal para saber pelo que lutar", desejou o representante da OAB.
CENTENAS DE PESSOAS PRESTIGIARAM LANÇAMENTO DE FOTOBIOGRAFIA DE DJALMA MARANHÃO CENTENAS DE PESSOAS PRESTIGIARAM LANÇAMENTO DE FOTOBIOGRAFIA DE DJALMA MARANHÃO Reviewed by Erivan Justino on 08 dezembro Rating: 5
Postar um comentário

Romário Bispo