CARNATAL 2016 - NOS BRAÇOS DA FOLIA, TEM SEU INÍCIO PROGRAMADO PARA HOJE.

O Carnatal 2016 começa hoje no entorno do estádio Arena das Dunas, trazendo os três primeiros blocos de seu 26º ano. Passam pelo corredor da folia nesta noite: “#VemComJonas”, “Burro Elétrico” e “Vumbora”. Já a Arena Carnatal recebe a banda Psirico, a partir das 23h. A expectativa para os 4 dias de folia é de 200 mil pessoas.
Participando pela primeira vez do Carnatal, o cearense “Jonas Esticado” é o responsável por abrir a noite, a partir das 18h30, com o bloco #VemComJonas. Ele é considerado uma das revelações do Forró Universitário, e mesmo com relativo pouco tempo de carreira já acumula alguns sucessos no youtube, como “Amiga Linda” e outras parcerias com grandes nomes da área, como Wesley Safadão e Xandy, da banda Aviões do Forró. 
O tradicional Burro Elétrico completa 25 anos de Carnatal, e começa seu trajeto pelo corredor da folia às 19h com uma dobradinha entre o paraibano Capilé e os potiguares do “Gota Elétrica”. Cerca de dois mil foliões participam do 'Burro' neste ano.
Considerado um dos blocos mais esperados do Carnatal, o “Vumbora!”, comandado por Bell Marques, iniciará o primeiro dia de festa às 19h30 repetindo o sucesso dos anos anteriores com três voltas completas no percurso, sendo a última delas acompanhada da banda “Oito7nove4”.
Já na “Arena Carnatal”, espaço armado para os foliões que preferem o formato show e pista, quem comanda a festa a partir das 23h é a banda baiana Psirico. Nos próximos dias o mesmo espaço recebe as seguintes atrações: “Banda Eva” (sexta); “Oito7nove4” (sábado) e “Cavaleiros do Forró” (domingo).
Até domingo o Carnatal contará com outros 8 blocos, entre eles: “Ôbaiuno”, com Saulo (sexta-feira), “Largadinho”, com Cláudia Leitte (sábado); e no domingo, “Coruja”, de Ivete Sangalo, e “Vai Safadão”, com Wesley Safadão.
Vale salientar que todos os blocos passam duas vezes pelo Corredor da Folia, representando 4h, em média, de desfile. O percurso para este ano continua o mesmo de 2015. São aproximadamente 3 km, sendo 350 metros de Corredor da Folia, onde estão as arquibancadas, que neste ano comportam 1.600 pessoas; e a ala de camarotes particulares/empresariais.
Entre as novidades, a implantação de algumas passarelas no percurso promete facilitar a vida dos foliões durante a passagem dos blocos. A primeira está localizada na portaria da Av. Lima e Silva que leva os foliões até a “Arena 1”, local onde fica o Palco Skol. A outra está localizada no pórtico principal do corredor da folia, na portaria que dá acesso aos camarotes particulares.
Para os adolescentes que desejam participar dos blocos, a recomendação do TJRN é de que menores entre 12 e 15 anos incompletos estejam obrigatoriamente portando uma autorização assinada pelo pai, mãe ou responsável, de acordo com o modelo que será entregue no Kit Abadá. O acesso é livre para adolescentes de 15 anos a 18 anos incompletos.
SEGURANÇA
Para a edição deste ano, cerca de 245 policiais militares, civis e agentes do Departamento Estadual de Trânsito/RN atuarão no entorno da festa; além do esquema especial montado pela Polícia Rodoviária Federal e pelo Samu Natal para atender a demanda emergencial nos 4 dias de micareta.
Juntos, o Detran/RN, PM e PRF deverão realizar mil testes de bafômetro por dia; já o Samu Natal vai colocar a serviço da população cinco ambulâncias de suporte básico e duas com estrutura de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) nos arredores do evento.  
A Polícia Militar prevê o deslocamento de 178 policiais para a festa em motos, a pé, a cavalo, e em viaturas. O Comando de Policiamento de Rodoviário Estadual (CPRE) também disponibilizará 25 profissionais para as ruas no entorno da festa. 
Assim como em anos anteriores, a Polícia Civil instalará a delegacia móvel na avenida Prudente de Morais. Equipes de diversas delegacias especializadas trabalharam em toda a área circunvizinha do estacionamento da Arena das Dunas. 
Parceira NOVO e PONTA NEGRA
Para os foliões que preferem acompanhar a festa de casa, o NOVO e a TV Ponta Negra iniciam uma parceria este ano, começando hoje, com transmissão ao vivo entre 22h e 01h na TV Ponta Negra ou pelo nosso portal (novojornal.jor.br), e redes sociais (Facebook.com/NovojornalRN).
Na sexta-feira, a faixa de horário é a mesma (22h/01h); enquanto no sábado a cobertura começa ao vivo a partir das 19h30 e segue até 01h da manhã. Vale lembrar que neste sábado o programa “Mais Folia” continua o seu esquenta para a festa com a exibição de várias matérias com os principais nomes do Carnatal 2016 gravadas há alguns meses em Salvador.
Ao todo, a TV Ponta Negra veiculará 10h de programação que serão inteiramente retransmitidas pelo NOVO em nosso portal e nas demais redes sociais para todo o país. Na sexta e no sábado, a transmissão da TV chega também em alguns estados vizinhos, como Paraíba, através da TV Borborema; e Alagoas, pela TV Ponta Verde.
A apresentação durante os 3 dias de transmissão fica a cargo de Priscilla de Sousa e Diego Negrellos, com participação de Léo Sampaio, da TV Aratu, de Salvador. A TV Ponta Negra leva para o corredor da folia 12 câmeras, com links ao vivo em cima do trio, nos camarotes e no meio dos foliões, envolvendo cerca de 80 profissionais.
PROGRAME-SE
CONFIRA OS HORÁRIOS DOS BLOCOS



CARNATAL 2016 - NOS BRAÇOS DA FOLIA, TEM SEU INÍCIO PROGRAMADO PARA HOJE. CARNATAL 2016 - NOS BRAÇOS DA FOLIA, TEM SEU INÍCIO PROGRAMADO PARA HOJE. Reviewed by Erivan Justino on quinta-feira, dezembro 01, 2016 Rating: 5

Nenhum comentário:

Seu comentário passará por uma avaliação...